Resultado interrompe uma sequência de nove meses consecutivos de queda no valor do m2 quando comparado ao mês anterior
Os preços de locação registraram estabilidade na passagem de janeiro para fevereiro. Tal resultado interrompeu uma sequência de nova quedas nominais seguidas nessa base de comparação. Com isso, o Índice FipeZap de Locação acumula queda nominal de 4,02% nos últimos 12 meses. No mesmo período, a inflação medida pelo IPCA atingiu 10,32%. Dessa maneira, o Índice FipeZap de Locação mostrou queda real de 13,02% nos últimos 12 meses. Todas as cidades presentes no índice mostraram resultados inferiores à inflação nesse período, sendo que Rio de Janeiro, São Paulo, Santos e Distrito Federal mostraram queda nominal de preços.
O preço médio anunciado para locação por m2 nas 11 cidades pesquisadas em fevereiro/2016 foi de R$ 30,97/mês. Os preços anunciados para locação considerados para o cálculo do índice são para novos aluguéis. Ou seja, o Índice FipeZap de Locação não mede a variação dos contratos vigentes (normalmente reajustados automaticamente pelo IGP-M/FGV ou por outros índices de correção).
Assim, mostra de forma mais dinâmica como a demanda e a oferta por moradia estão se relacionando. Além disso, ao comparar o preço de locação com o preço de venda dos imóveis, é possível ter uma medida da rentabilidade para o investidor que opta por locar seu imóvel. Essa medida é importante para avaliar se o mercado imobiliário está mais ou menos atrativo em relação a outras opções de investimento. Em fevereiro de 2016, o retorno médio anualizado com aluguel foi de 4,6%.
O Índice FipeZap de Locação, desenvolvido em conjunto pela Fipe e pelo ZAP, é calculado pela Fipe e acompanha o preço médio do m2 de apartamentos prontos em 11 municípios brasileiros com base em anúncios da internet. Mais informações estão disponíveis em http://www.fipezap.com.br.
- Próximo Artigo Vantagens da Locação de Imóveis Comerciais em Áreas Urbanas