Locação de imóveis no bairro evoluiu 7,7% no último semestre, seguida pela Aldeota (6,3%) e Meireles (4,8%)
Os preços de alugueis na Messejana foram os que mais aumentaram na Capital no último semestre, segundo o índice Aadic/DataImobi, divulgado ontem pela Associação das Administradoras de Imóveis do Ceará (Aadic). Os dados indicam que os valores de locação no bairro evoluíram 7,7% nos últimos seis meses, seguidos pelos valores na Aldeota (6,3%), no Meireles (4,8%) e na Praia de Iracema (4,5%).
Enquanto isso, os imóveis no Centro apresentaram a maior retração, com redução de 12,5% nos preços dos alugueis. Em seguida, os localizados no Papicu somaram uma queda de 7,1%. Não houve variação nos bairros Cocó, Joaquim Távora, Fátima e Cambeba.
O estudo demonstra ainda que o Meireles lidera na oferta de imóveis em Fortaleza, com 14,9%, seguido pela Aldeota (8,2%) e pelo Papicu (6,6%). Na sequência, vêm Centro (5%), Messejana (4,5%), Cocó (3,9%), Joaquim Távora (3%), Fátima (2,7%), Praia de Iracema (2,5%) e Cambeba (2,3%), como os dez bairros de maior oferta de imóveis (residenciais e comerciais) e que, juntos, representam 53,5 % dos imóveis ofertados em Fortaleza.
O índice apontou ainda que, em 2015, o volume de novas locações superou o de devoluções na Capital em 14%, com valores contratados também superando em 12% os dos imóveis cujos contratos foram rescindidos no período.
Atraso sobe
No ano passado, houve queda de 2,92% da inadimplência quando comparada a 2014, mas um aumento 23,15% em relação a 2013. Ainda assim, os números estão dentro das expectativas de mercado, tendo em vista a situação econômica do País.
“Os anos 2014 e 2015 foram os piores em inadimplência dos últimos dez anos. Para não comprometer seu crédito no mercado, os locatários têm tido uma preocupação em realizar composições e/ou devoluções dos imóveis locados, nos casos em que não conseguem honrar com os pagamentos”, explicou Germano Belchior, presidente da Aadic e diretor superintendente da Alessandro Belchior Imóveis.
- Artigo Anterior Vale a Pena Reformar Antes de Alugar?
- Próximo Artigo Reajuste do Aluguel: Como Funciona?