O mercado imobiliário de Fortaleza passa por mudanças. Mesmo com os preços e vendas reduzidas, profissionais do setor avaliam que ainda não há crise. No acumulado dos últimos dois meses, o valor médio do m² dos imóveis para venda em Fortaleza apresentou valorização de 2,55%.

Em entrevista à Rádio O POVO CBN, o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará (Creci-CE), Apolo Scherer, o mercado cearense é diferente de outras praças. “Em outras capitais, grandes construtoras com capital aberto precisam lançar um certo número de imóveis todos os anos”, disse no programa O POVO no Rádio.

“Aqui em fortaleza as empresas são menores, são empresas familiares e tem adequação mais rápida às modificações do mercado imobiliário”, continua. “Assim foi feito nos últimos dois anos. Já houve uma redução substancial nos lançamentos imobiliários. Ano passado a redução foi de 80% nos lançamentos”.

O presidente do Creci-CE analisa que, em Fortaleza, o mercado apresenta velocidade de venda melhor que nos estados do Sul e do Sudeste. “O que vai ocorrer agora é um aumento nos preços baseado no repasse dos custos do material de construção”, informou.