A realidade virtual é apontada como uma das novidades tecnológicas que farão parte das nossas vidas no futuro. Mas a tecnologia já começa a mostrar suas aplicações práticas. Uma delas é a proposta da Tistus RV: a empresa criou uma ferramenta que mostra imagens em 360 graus de empreendimentos imobiliários. As imagens são mostradas aos usuários por meio de óculos de realidade virtual.
A franquia foi criada pelo catarinense Rômulo Santos, de 26 anos. Sua formação não é relacionada à tecnologia – ele é estudante de direito – mas se diz um entusiasta do assunto. Santos conheceu melhor o conceito de realidade virtual em 2012, quando morava em Nova York, nos Estados Unidos.
No ano seguinte, voltou ao Brasil e começou a trabalhar em uma solução em realidade virtual voltada para o mercado imobiliário. Passou três anos desenvolvendo um software capaz de reproduzir as imagens captadas por câmeras que fotografam em 360°.
Há três meses, a Tistus foi oficialmente lançada. Já vem firmando parcerias com construtoras, imobiliárias e corretores de imóveis de Santa Catarina.
Ao firmar um contrato, a empresa vai até um imóvel e fotografa cada cômodo da propriedade com uma câmera que capta imagens em 360°. “Um apartamento de 100 metros quadrados é mapeado em 50 minutos”, diz o empreendedor. De acordo com a Tistus, o custo para captar as imagens de um metro quadrado custa R$ 6,90.
Segundo Santos, o trabalho oferecido pela Tistus diminui os custos de quem quer vender os imóveis. “Criar um apartamento decorado custa milhares de reais. O valor que cobramos é muito menor.”
O software que reproduz as imagens pode ser rodado em um celular, que é acoplado a óculos de realidade virtual. Quem usa a ferramenta consegue visualizar, ao mexer a cabeça, todo o cômodo. Para transitar entre os ambientes da casa, basta procurar uma seta vermelha enquanto está usando os óculos e focar os olhos nela por alguns segundos.
Para expandir sua atuação para outros estados, a Tistus optou pelo modelo de franquias. Nenhum contrato foi fechado ainda. Quando houver franqueados, a função deles será buscar novos clientes e fotografar os cômodos.
O investimento total em uma operação da franquia é de R$ 75 mil. É possível cuidar da empresa no home office. A empresa não cobra royalties nem taxas de publicidade, mas recebe um valor do trabalho do franqueado. “Ficamos com uma comissão que varia entre 15% e 20% dos ganhos”, diz Santos.
A meta do catarinense é ter 25 franquias até o fim deste ano. Ele também planeja levar sua tecnologia para outros mercados. “O setor imobiliário é só o começo. Vemos com carinho a possibilidade de investirmos em educação no futuro.”
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