Apesar de, no Brasil, a procura por imóveis para alugar esteja maior que demanda para a compra, com 55% da preferência dos brasileiros, em Fortaleza 52% dos consumidores ainda preferem comprar o imóvel. Segundo dados do VivaReal, com relação ao tipo de imóvel, 75,48% dos consumidores da Capital preferem os apartamentos, 40,87% optam por unidades com dois quartos, e 51% da demanda é por imóveis com área de 51m² a 100m². Com relação a imóveis para locação, 64,94% dos consumidores em Fortaleza procuram aqueles cujo valor mensal é até R$ 1 mil.
No Nordeste, além de Fortaleza, Salvador e João Pessoa também apresentaram maior demanda pela compra de imóveis do que pela locação, com 56% e 57% da preferência. Já em Natal (58%) e no Recife (57%), a maior procura já é pelo aluguel.
Para os consumidores nordestinos que querem alugar, 54% preferem um imóvel com tamanho entre 50 e 100m², com três dormitórios (40%) e estão dispostos a pagar um aluguel de até R$ 2 mil (47%).
Cenário Nacional
Com a maior escassez de recursos, de acordo com dados do VivaReal, a demanda por imóveis para locação no País vem crescendo constantemente desde março do ano passado. No fim de 2015, pela primeira vez nos últimos anos, ultrapassou a busca por compra.
Apenas de maio de 2015 até janeiro de 2016 a demanda por aluguel cresceu 66%. Na hora de escolher um novo lar, os consumidores elegeram alguns pontos de preferência. Cerca de 22% procuram por um imóvel mais próximo ao trabalho e 20% apontam buscar um bairro melhor para morar. Uma parcela dos entrevistados (15%), destacou buscar um novo imóvel para poder negociar o valor do aluguel. Acompanhando a tendência nacional, nas capitais do Sudeste a maior demanda é por imóveis para alugar. Em Belo Horizonte, a busca por locação representa cerca de 60% do total.
Os consumidores de São Paulo (58%), Vitória (56%) e Rio de Janeiro (51%) também preferem o aluguel à venda. Já na região Sul, apenas Florianópolis (66%) apresentou uma busca maior por aluguel. Em Porto Alegre (55%) e Curitiba (56%) a maior demanda ainda é pela compra. Em Brasília a procura também é maior para aluguel (61%), mas, diferente das outras regiões, que buscam mais por apartamentos, no Distrito federal a preferência é por flats ou kitnets (47%).
O executivo chefe de operações do VivaReal, Lucas Vargas, observa que, de modo geral, as cidades com maior demanda por aluguel são aquelas que apresentam os valores mais altos do metro quadrado para a compra.
- Artigo Anterior 3 Vantagens de Investir em um Imóvel Pet-Friendly