Você deve estar se perguntando se vale a pena ou não mobiliar um imóvel que será alugado.
Cá entre nós não existe resposta correta para essa pergunta, pois essa decisão vai depender das suas necessidades atuais de vida e de sua intenção enquanto locador do imóvel.
Se por acaso você adquiriu um imóvel e, atualmente, está morando nele, mas com pretensão de se mudar daqui há alguns anos, você deve pautar algumas considerações antes de definir se vale a pena ou não mobilizar o imóvel.
E, se você é uma pessoa que costuma realizar investimentos de compra, venda e aluguéis de imóveis, outros pontos devem ser analisados.
Para saber mais continue acompanhando a leitura:
Para você que recentemente comprou um imóvel, mas que pensa em se mudar o quanto antes
Se caso você acabou de se mudar para um imóvel com a perspectiva de se mudar em um espaço curto de tempo, independente ou não se vai querer continuar no lugar, vai precisar mobiliá-lo para conseguir construir a sua rotina.
No entanto, nesses casos, o ideal é que você verifique a sua atual condição financeira ou proposta enquanto locador, para que dessa forma possa analisar a viabilidade da compra de outros móveis.
Por exemplo: você pode investir na mobília do seu imóvel se caso desejar levá-los para a sua próxima residência. Mas se a sua intenção for adquirir outros móveis após a mudança, é interessante ponderar algumas aquisições para não fazer investimentos em vão.
Vale lembrar que até mesmo a sua decisão em alugar o espaço mobiliado deve ser avaliada, pois se caso a sua proposta for agregar valor ao imóvel, vale a pena investir nas mobílias da residência.
SAIBA MAIS: 3 dicas para tornar seu imóvel mais atraente para os jovens (apredial.com.br)
Para você que investe no mercado imobiliário
Se caso você se enquadrar a este perfil, o ideal é que você analise as viabilidades e os pontos fortes e fracos antes de realizar o investimento. Feito isso e colocando todas as contas na ponta do lápis, irá conseguir adquirir respostas assertivas, o que inclui a definição do seu modelo de trabalho.
Se caso a sua proposta for viabilizar um imóvel já apto para mudança e estruturado para receber o inquilino, o ideal é que seja entregue com mobiliado. Mas se caso a sua intenção for apenas disponibilizar o espaço para que o próprio inquilino disponibilize das próprias acomodações, a ideia em entregar o imóvel já mobiliado não é interessante.
No final das contas o que você precisa fazer é avaliar o seu perfil enquanto locador, a fim de analisar o que é mais interessante para você pensando pela perspectiva financeira.
Obviamente alugar um imóvel com mobília é um investimento a mais, no entanto, é um retorno a mais também. Ao oferecer um espaço já organizado para receber o inquilino, a sua necessidade de investimento é maior, bem como o seu valor.
Nesse caso, a sugestão é que você verifique se o nível de investimento compensa o valor de retorno. Em alguns casos vale muito a pena e em outros não compensa tanto, considerando a localização e estrutura do imóvel.
Por exemplo: se caso o seu imóvel for bem situado e estiver em boas condições estruturais, mobiliá-lo pode agregar ainda mais valor. Porém, se o seu imóvel estiver localizado em uma região sem mobilidade urbana e sem pontos comerciais, ou se estiver em condições envelhecidas, mobiliar pode não ser algo tão atrativo para o inquilino.
Se você avaliar e perceber que o investimento não compensa, é interessante oferecer o imóvel sem mobília e, consequentemente, cobrar apenas pelo espaço oferecido.
Agora, conta para a gente com qual desses perfis você se identifica e, se para você, vale a pena ou não mobiliar um imóvel que será alugado.
SAIBA MAIS: Seu imóvel é acessível para idosos? (apredial.com.br)
- Artigo Anterior Checklist de Fim de Ano: Como Preparar Seu Imóvel para 2025