Em razão do avanço da tecnologia digital, atualmente, é possível adicionar sistemas eletrônicos em ambientes residenciais, cujas funções podem variar e ser direcionadas tanto para o entretenimento quanto para a segurança.
No quesito de segurança, as fechaduras digitais são um exemplo de sistemas eletrônicos que passaram a ser instalados e utilizados em moradias, com o objetivo de substituir as fechaduras manuais e proporcionar mais segurança e praticidade para o dia a dia.
Quer saber mais sobre as fechaduras digitais? Continue acompanhando a leitura:
Como funcionam as fechaduras digitais?
Ao contrário das fechaduras tradicionais, a fechadura digital funciona através de sistemas de senha, impressão digital, bluetooth, cartão magnético e afins. Dito isso, não é necessário o uso de chaves, pois todos os mecanismos de funcionalidade são eletrônicos.
Além disso, as fechaduras digitais possibilitam mais controle sobre quem entra e sai da residência. Alguns modelos podem ser conectados a programas, como aplicativos, que podem ser acessados pelo celular.
Dessa forma, você consegue realizar o monitoramento acerca da rotatividade de pessoas que entram e saem de sua casa através de notificações. Alguns modelos de fechaduras digitais possibilitam também o monitoramento sobre quais portas estão destravadas, para que dessa forma você consiga trancá-las mesmo à distância. Basta um clique.
Em virtude do seu desenvolvimento tecnológico, a fechadura proporciona mais segurança e menos complicações cotidianas, já que dessa forma o morador da resistência não teria a possibilidade de ficar trancado para fora de sua residência, por não haver a necessidade de chaves.
Além disso, não precisaria se preocupar caso esquecesse de trancar as portas, considerando que por meio dos aplicativos conectados à fechadura digital pode realizar essa ação em qualquer lugar.
SAIBA MAIS: Seu imóvel é acessível para idosos? (apredial.com.br)
Passo a passo de como começar a se planejar para comprar uma casa
Como instalar uma fechadura digital?
Existem vários modelos de fechaduras digitais disponíveis no mercado que podem ser compatíveis ou não com a sua porta. Sendo assim, é preciso identificar se a porta é de vidro ou se possui dobradiças, bem como a sua espessura. Como cada porta possui determinadas especificidades, é preciso atentar-se aos detalhes para fazer a aquisição.
Feito isso, é a hora de realizar a compra da fechadura digital. É válido destacar que os modelos podem ter necessidades específicas de instalação. Portanto, se possível, busque ajuda profissional para não fazer uma compra equivocada.
No geral, para analisar a melhor opção de fechadura e realizar a instalação de modo correto, é necessário entrar em contato com técnicos em segurança especializados.
Considerações finais
Devido à quantidade de benefícios que este recurso digital é capaz de proporcionar à segurança e à praticidade diária, é possível afirmar que a aquisição desta ferramenta é um ótimo investimento.
Em comparação às fechaduras tradicionais, sem dúvidas, é mais segura, tanto para evitar invasões quanto para evitar possíveis imprevistos que acabam gerando estresses no dia a dia.
Atenção: as fechaduras digitais costumam funcionar por meio de pilhas e são supereconômicas. O ideal é que você fique atento ao nível de bateria e que utilize pilhas recarregáveis. Dessa forma, a sua fechadura vai se manter ativa.
Ficou interessado em instalar fechaduras digitais em sua casa? Conta para a gente nos comentários e não esquece de compartilhar o conteúdo com os amigos.
SAIBA MAIS: 3 dicas para tornar seu imóvel mais atraente para os jovens (apredial.com.br)
- Artigo Anterior Vantagens da Locação de Imóveis Comerciais em Áreas Urbanas