A obrigação de disponibilizar na rede todas as informações para agentes financeiros, cidadãos e serventias obterem o registro do financiamento de um imóvel acaba de ser cumprida em sua primeira localidade: Belo Horizonte, Minas Gerais.

Determinada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a obrigação deverá ser aplicada em todo o país até o dia 30 de junho, e deve aumentar consideravelmente a rapidez com que são concedidos créditos imobiliários. A inauguração do sistema interligado de Belo Horizonte acontece nesta quinta­ feira, 17.

Hoje, a expedição e avaliação de todos os documentos físicos em cartórios podem demorar mais de 20 dias, entre idas e vindas, até a liberação do financiamento. Com a aplicação da chamada Central Eletrônica de Registro de Financiamento Imóveis, a espera pode cair para menos de 7 dias até o registro do mesmo financiamento.

A novidade se soma a medidas de estímulo anunciadas pela Caixa Econômica Federal, com aumento da cota de financiamento de imóveis usados. Com elas, será possível financiar até 70% do valor dos imóveis no Sistema Financeiro de Habitação – hoje, o limite é de 50% ­ além da possibilidade de financiamento do segundo imóvel. Com condições mais fáceis e maior rapidez no processo de financiamento, espera­se um aquecimento do mercado imobiliário do país.