Quando tomamos uma decisão de grande importância, como a escolha de um imóvel, é preciso ter muita informação em mãos.
Assim, se a sua dúvida está entre apartamento ou casa, saiba qual imóvel mais combina com você a partir de características dessas moradias e a rotina nesses espaços.
Como é a dinâmica de morar em uma casa?
As casas podem variar muito, sendo difícil estabelecer um padrão sobre a estrutura delas. Sendo assim, podemos dizer que você tem mais espaço considerando a maioria, com a chance de ter quintal, entre outros espaços, como área gourmet e piscina, por exemplo.
Além disso, são construções independentes, você não tem sua rotina estipulada de acordo com regras específicas, exceto se more em uma casa em condomínio. Por outro lado, fica completamente exposto ao teor de segurança que esse bairro ofereça.
Não podemos negar o benefício da maior privacidade, caso o imóvel tenha ao redor infraestrutura como muro e portão bem estabelecidos. As suas vagas de garagem também são algo fixo, a depender do espaço dentro da propriedade que seja destinado a esse fim.
SAIBA MAIS: 3 dicas para tornar seu imóvel mais atraente para os jovens (apredial.com.br)
E a rotina de quem mora em apartamento?
Por mais que tenhamos vantagens em morar em uma casa, os apartamentos também apresentam benefícios bem específicos. Você encontra em sua maioria unidades menores, mais compactas, mas pode encontrar aqueles com mais espaço, com varandas gourmet e outros diferenciais.
Além disso, as regras do condomínio podem incomodar quem não se sente bem nesse contexto, porém, apresentam segurança e garantem a boa convivência. Por exemplo, se um vizinho extrapola alguma regra, como barulho fora do período autorizado, temos a quem recorrer para resolver o problema.
Outro ponto que chama muito a atenção é a segurança, pois os condomínios possuem controle de acesso e ferramentas para vigilância do espaço. Por fim, mesmo quando você não está, sabe que receberá suas correspondências, porque elas ficam na portaria no seu aguardo.
Apartamento x Casa: o que combina mais com seu estilo de vida?
Os dois tipos de imóvel apresentam muitas vantagens, sendo que suas desvantagens vão depender muito dos seus gostos pessoais. Isso porque pessoas que possuem dificuldades em atuar em coletivo, como tomada de decisões, por exemplo, possuem mais problemas nos apartamentos.
Afinal, é nas reuniões que são decididos detalhes sobre o condomínio em geral – e precisamos acatar a decisão da maioria. Por outro lado, se esse contexto é interessante para você, a casa não necessariamente é tão atrativa assim, sobretudo, se preferir a dinâmica do apartamento no dia a dia.
No fim das contas, a dúvida sobre apartamento ou casa surge porque as duas opções são ótimas. Porém, o imóvel que mais combina com você é algo bastante particular. Por isso, a dica é procurar um corretor de imóveis a fim de tornar essa trajetória mais produtiva.
Com ele você precisa expor todas as suas preferências quando o assunto é moradia. Assim, o profissional terá ferramentas para identificar o que é melhor para você, não importa se precisa alugar ou comprar um imóvel. Além de saber que a negociação será muito mais segura com esse tipo de auxílio.
SAIBA MAIS: Seu imóvel é acessível para idosos? (apredial.com.br)
- Artigo Anterior Vale a Pena Reformar Antes de Alugar?
- Próximo Artigo Reajuste do Aluguel: Como Funciona?