As varandas e sacadas costumam ser estruturas solicitadas ou desejadas por pessoas que almejam alugar ou comprar um imóvel, em virtude de proporcionar aos moradores da residência um espaço de lazer.
Seja para reunir amigos, descansar, organizar um espaço infantil, para as plantas ou para o pet, as varandas e sacadas são ótimos ambientes que agregam valor imóvel e a qualidade de vida das pessoas que moram no local.
Agora, você deve estar se perguntando qual dessas estruturas é a melhor ou a mais adequada, e, no final das contas, não há resposta correta para essa dúvida. Tudo vai depender do tamanho do espaço do imóvel e, principalmente, das suas necessidades e expectativas.
Confira a seguir as particularidades das varandas e das sacadas e descubra qual dessas estruturas atende melhor ao seu perfil.
Varandas
As varandas constituem parte do ambiente interno do imóvel. De forma precisa e resumida, são cômodos de extensão e que possibilitam um novo espaço dentro de um mesmo ambiente.
Devido às suas vantagens, principalmente voltadas à área de lazer, as varandas têm adquirido cada vez mais popularidade. Atualmente, muitas pessoas têm construído espaços gourmet nas varandas para receber amigos e familiares, bem como construído pequenos jardins e espaços kids ou pets.
Os tamanhos das varandas costumam variar conforme a metragem do imóvel. A partir disso, a sua estrutura é analisada e, consequentemente, é definido o que haverá no espaço em questão.
Sem dúvidas as varandas são cômodos prazerosos e que tornam o ambiente mais agradável, aconchegante e com melhor iluminação.
Sacadas
Ao contrário das varandas, as sacadas são estruturas externas, que costumam ser construídas com o objetivo de trazer mais iluminação e ventilação para o ambiente.
Na maioria das vezes, quando construídas em apartamentos, possuem um tamanho pequeno, estão presentes em imóveis de menor metragem e são centralizadas nas regiões das janelas, especialmente, nas janelas da sala de estar ou dos quartos. Quando construídas em casas, possuem um tamanho maior, mas inferior ao tamanho das varandas.
As sacadas são ótimas opções para quem não disponibiliza de muito espaço e para quem não abre mão de uma boa ventilação, iluminação e, claro, de muito charme! Essas estruturas costumam fazer parte de imóveis com referência colonial e europeia. E, além disso, costumam ser preenchidas com pequenos jardins.
Vai dizer que nunca viu uma sacada em um filme de época ou romântico?
SAIBA MAIS: Seu imóvel é acessível para idosos? (apredial.com.br)
E, agora? Qual delas escolher?
A partir das informações disponibilizadas acima, é possível distinguir as particularidades das varandas e sacadas e definir qual delas atende melhor às suas necessidades.
Se caso não puder disponibilizar de muito espaço ou não puder adquirir um imóvel com varanda, a opção de sacadas é uma sugestão válida.
Mas se caso houver a possibilidade de ampliar o espaço ou de adquirir um imóvel com varanda, pela sua necessidade ou desejo das vantagens que oferece, esse, é, sem dúvidas, um ótimo investimento, principalmente no quesito de lazer.
Agora conta para gente qual dessas estruturas é a sua favorita e qual delas você gostaria de ter na sua casa.
SAIBA MAIS: 3 dicas para tornar seu imóvel mais atraente para os jovens (apredial.com.br)
- Artigo Anterior 3 Vantagens de Investir em um Imóvel Pet-Friendly