Se ainda tem dúvidas se o seu imóvel é acessível para idosos, é interessante que saiba o que torna sua casa ou apartamento nesse padrão. É um conjunto de detalhes que fazem o espaço ser mais seguro para pessoas idosas utilizarem com autonomia e confiança.
Afinal, há muitas mudanças no organismo na fase da terceira idade e um ambiente livre de perigos é fundamental para promover saúde e bem-estar. Isso faz com que o ambiente seja melhor para esse público e para aqueles que atuam como cuidadores.
Continue a leitura e veja como tornar seu imóvel acessível para idosos e as vantagens nisso!
Aproveite para entrar em contato com um de nossos corretores para alugar ou vender seu imóvel!
Seu imóvel é acessível para idosos?
Antes de saber se o seu imóvel é ou não acessível para idosos você precisa entender quais são os padrões que trazem essa acessibilidade. De maneira geral são características que tornem o espaço mais seguro, com menores chances de quedas e acidentes, por exemplo.
Podemos colocar na lista os pisos antiderrapantes, entre outros materiais que não precisam ser encerados. As barras de apoio no banheiro são outra questão importante, elas devem estar perto da bacia sanitária e do chuveiro. Falando sobre todo o imóvel, é recomendado que não haja extremidades cortantes ou instáveis.
Os armários também podem possui uso mais acessível, caso tenham uma altura fácil de ser alcançada, o que evita uso de escadas, por exemplo. Bem como os vidros e degraus, que podem atrapalhar a estrutura que desejamos nesse sentido. Assim, esses são os critérios para um imóvel acessível.
Motivos para ter acessibilidade no seu imóvel
Um imóvel acessível abre portas para que mais pessoas estejam interessadas em alugar ou comprar. Sabemos que muitas famílias procuram imóveis confortáveis e com boa localização para que idosos desfrutem de sua aposentadoria com mais bem-estar.
Então, se você investe em acessibilidade, está criando um diferencial para sua casa ou apartamento. Claro que em caso de apartamentos precisamos ter atenção para o prédio como um todo, seu acesso desde a portaria. Pensando nisso, observe como a estrutura do seu imóvel permite a convivência de um idoso e invista esse padrão.
Saiba como apresentar vantagens na hora de alugar ou vender
Agora que você já verificou os padrões para considerar o imóvel acessível aos idosos pode apresentar para o mercado. Não importa se o seu desejo é alugar ou vender, pode aproveitar a gama de público que pode se interessar por essa negociação.
Uma dica muito importante é contar com um profissional nesse momento, um corretor de sua confiança. Afinal, ele vai te ajudar fazendo a ponte entre clientes com o perfil ideal para seu imóvel. No fim das contas isso pode tornar o processo muito mais rápido e prático.
O seu imóvel acessível para idosos é encarado como valioso no mercado, considerando a parte da população que pertence a esse grupo. Então, podemos dizer que adquirir imóveis nesse padrão acaba por ser um investimento. O que não te impede de ajustar a casa ou apartamento que já possui seguindo o mesmo objetivo.
- Artigo Anterior 3 Vantagens de Investir em um Imóvel Pet-Friendly