Versáteis, coloridos e com design cada vez mais atrativo, os revestimentos conquistaram o público, deixando a categoria de coadjuvantes da decoração para ganhar o status de centro das atenções. A regra de usar o mesmo produto no chão e na parede já não existe mais. “Com as diversas opções do mercado, é muito comum ver um tipo de produto na parede e outro no chão, criando uma decoração personalizada”, explica a arquiteta Francine Nuernberg.

É possível inovar ainda mais, utilizando diferentes tipos de revestimentos em uma mesma superfície. No projeto da foto ao lado, foi usado um porcelanato cimentício misturado com revestimento hexagonal com aspecto de madeira. “Além de destacar o ambiente, a mistura das peças confere identidade ao projeto, que se torna único”, explica a especialista.

A arquiteta Marília Zimmermann sugere uma combinação de cores e formatos de revestimentos semelhantes. “Depois, é só soltar a imaginação e simular desenhos variados, brincando com as formas e as paginações”, recomenda.

Na lavanderia, porcelanatos hexagonais, com tons de madeira e cores claras, ganham vez. O estilo também vale para cozinhas e varandas

Na lavanderia, porcelanatos hexagonais, com tons de madeira e cores claras, ganham vez. O estilo também vale para cozinhas e varandas

Na lavanderia, o indicado é apostar na mescla de porcelanatos hexagonais, com cores e texturas de madeira e tons mais claros, como branco e creme. O mix entre os tons brancos e as peças amadeiradas deixam o ambiente suave e aconchegante. Para uma decoração sóbria, uma das opções que estão em alta é combinar revestimentos que simulam tijolinhos com outros em formatos geométricos e em relevo. O estilo cai muito bem em sala de estar.