O reajuste do aluguel é um ponto fundamental para os proprietários que desejam manter a rentabilidade de seus imóveis, sem afastar inquilinos com aumentos desproporcionais. Mas qual a melhor forma de definir esse reajuste?
Os principais índices de reajuste
✔ IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado): Tradicionalmente utilizado nos contratos antigos, esse índice pode ter oscilações bruscas e, em alguns períodos, apresentou altas bem acima da inflação.
✔ IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo): Vem sendo mais utilizado recentemente, pois acompanha melhor o poder de compra da população e mantém reajustes mais equilibrados.
CONFIRA TAMBÉM: O Papel do Setor de Vistoria em uma Imobiliária e sua Relevância
Como definir o reajuste ideal?
- Analise o mercado e veja se o valor do aluguel está compatível com outros imóveis da região.
- Considere negociar diretamente com o inquilino para evitar a desocupação do imóvel.
- Contar com uma imobiliária ajuda a definir a melhor estratégia, levando em conta o cenário econômico e as condições do contrato.
A Predial ajuda você a definir o melhor reajuste!
Não sabe qual índice escolher ou como negociar o reajuste do aluguel? Com 51 anos de experiência no mercado, a A Predial auxilia proprietários a manterem seus imóveis valorizados e alugados. Entre em contato e saiba como garantimos a melhor estratégia para o seu investimento!
LEIA MAIS: Gestão de Locação: Por Que Proprietários Devem Contar com uma Imobiliária
- Artigo Anterior Vale a Pena Reformar Antes de Alugar?