Quando se fala em segurança sobre rodas, um componente de extrema importância em qualquer veículo são os pneus. Infelizmente, muitos motoristas não dão a devida importância à escolha do pneu mais adequado para as suas necessidades, e acabam escolhendo apenas com base no preço.

Dirigir um veículo com um pneu “careca” ou um “pneu riscado” aumenta muito o risco de acidente devido à possibilidade do mesmo estourar, derrapar em uma curva ou mesmo causar instabilidade na direção. Contudo, existem características que devem ser observadas mesmo em um pneu novo.

Ao comprar um pneu novo, é importante observar outras características além das dimensões e estrutura do pneu.

O índice de velocidade é um código alfabético que corresponde à velocidade máxima na qual um pneu pode rodar, com veículo carregado com carga máxima. Para saber qual o índice adequado para o seu carro, basta que o mesmo suporte uma velocidade igual ou superior ao do pneu original.

Para saber o índice de velocidade de um pneu, basta aferir o código que vem logo após o índice de carga (que por sua vez vem após a medida do pneu – Exemplo: 175/70R13 82T) e consultar na tabela de índice de velocidade (abaixo) a velocidade correspondente. Quanto maior o índice de velocidade do pneu, melhor será seu desempenho responsivo, mesmo em velocidades mais baixas.

tabela-de-indice-de-velocidade

Jamais utilize um pneu com índice de velocidade inferior ao do pneu original do veículo. Calibragem abaixo do recomendado no manual do veículo resulta em perda de capacidade de suportar altas velocidades bem como perda de estabilidade e dirigibilidade. Respeite sempre os limites de velocidade das ruas e estradas.