Quais são as responsabilidades do locatário e do locador
A Predial

Este artigo explora os cenários e procedimentos relacionados a danos em imóveis alugados.

Responsabilidades e deveres do locatário e locador

Um dos aspectos fundamentais ao alugar um imóvel é compreender as responsabilidades mútuas envolvidas: o locatário (inquilino) e o locador (proprietário).

Geralmente, o locatário é responsável por manter o imóvel em bom estado durante o período de locação, isto é, preservar a estrutura, sistemas elétricos, hidráulicos e realizar pequenos reparos, como troca de lâmpadas ou torneiras com defeito.

 

SAIBA MAIS: Direitos e deveres do locatário em relação a reformas no imóvel

Danos leves e desgaste natural

O inquilino é responsável pela manutenção e o proprietário pelos danos estruturais.
Danos leves, como pregos nas paredes ou riscos em móveis, também são comuns. Os inquilinos são geralmente responsáveis por esses danos, mas comunicar prontamente à imobiliária ou proprietário é fundamental. Negociar soluções amigáveis pode evitar conflitos e garantir uma relação de locação harmoniosa.

Notificação

O locatário deve informar imediatamente o locador sobre quaisquer danos significativos que tenham ocorrido no imóvel. Essa notificação deve ser feita por escrito, descrevendo detalhadamente os danos e fornecendo evidências fotográficas, se possível.

Reparos e custos

O proprietário pode optar por realizar os reparos por conta própria e deduzir os custos do depósito de segurança (caução) do locatário, caso exista. Se os danos forem mais sérios e os custos ultrapassarem o valor do depósito, o locatário poderá ser legalmente responsável por cobrir a diferença. O desconto da caução só é possível ao final do contrato de locação. Danos ocorridos durante a locação que necessitem de reparos imediatos, devem ser arcados pelo responsável por eles.

Danos em imóveis alugados são uma questão séria que requer uma compreensão clara das responsabilidades do locatário e do locador. É importante que ambas as partes mantenham uma comunicação aberta e sigam os procedimentos adequados em caso de danos.

LEIA MAIS: Imóvel ocupado: o que acontece quando o proprietário deseja vender?