Se você se enquadrar como responsável de uma das edificações da imagem abaixo, tenha certeza que está na hora de seguir a lei e garantir seu Certificado de Inspeção Predial – CIP:
Para que serve e o que é uma Inspeção Predial?
Antes de tudo, para garantir a segurança das pessoas. Com a inspeção você tem a certeza de que o local se mantém com a qualidade adequada no decorrer do tempo, prevenindo prejuízos a curto e longo prazo. A inspeção trata-se de uma vistoria realizada por profissinal legalizado, avaliando e diagnosticando o estado da construção e dos seus elementos. A periodicidade desta visita se dá de acordo com a idade do prédio e com a sua categoria, detalhamos isso mais adiante com o descritivo dito em lei.
Como se faz a Inspeção Predial?
1º PASSO
Organizar documentação
A Prefeitura Municipal de Fortaleza exige os seguintes:
• CNPJ da edificação/condomínio.
• RG/CPF do responsável pela edificação.
• Documento que comprove a idade do edifício, como Carta de Habitação (habite-se) ou matrícula no cartório de registro do imóvel.
• Certificado de conformidade do corpo de bombeiros.
2º PASSO
Adquirir o Laudo de Vistoria Técnica – LVT.
O documento é feito por uma empresa especializada (a boa notícia é que a Prollabor faz para você). Os profissionais avaliam a segurança da construção, o estado de conservação e todos os elementos que fazem parte da estrutura do local. Esse passo é finalizado quando você recebe o dcumento do laudo registrado.
3º PASSO
Adquirir Certificado de Inspeção Predial – CIP.
Essa é a hora de apresentar o LVT para a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente – SEUMA. A partir daí é só aguardar o seu Certificado de Inspeção Predial – CIP.
- Artigo Anterior Vale a Pena Reformar Antes de Alugar?
- Próximo Artigo Reajuste do Aluguel: Como Funciona?