Os animais de estimação são excelentes companheiros para os humanos. Mas quando se trata de criar um pet em apartamento, podem surgir diversos conflitos com os vizinhos, principalmente por causa de cheiro, barulho e circulação do animal em áreas comuns.
Para evitar desentendimentos entre os condôminos, é importante que o dono do pet conheça seus direitos e deveres em relação à criação do animal. Confira a seguir quais são as regras para ter um pet em apartamento!
O que diz a legislação?
Segundo a Constituição Federal, qualquer brasileiro tem o direito de criar animais em sua propriedade, seja casa ou apartamento, desde que isso não coloque a segurança e a saúde dos outros moradores em risco. Portanto, não existe uma lei que proíba a presença de pets em apartamento.
Ainda assim, cada condomínio é livre para instituir suas próprias regras no que diz respeito ao assunto, especialmente em relação à presença dos pets nas áreas comuns do prédio e à quantidade de animais que cada apartamento pode ter.
Isso significa que, antes de se mudar para um novo apartamento ou decidir adotar um pet, é importante conhecer as regras do condomínio. Desse modo, muitos conflitos podem ser evitados.
Quais são os deveres do dono do pet?
O fato de que cada condomínio tem suas próprias normas quanto à criação de pet em apartamento não exclui o dono do animal de alguns deveres, que devem ser respeitados em qualquer prédio a fim de evitar desentendimentos com outros residentes.
Primeiro, é importante manter o pet sempre próximo do corpo, de preferência com uma coleira de guia curta. O uso do acessório é fundamental para os passeios nas áreas comuns do prédio, pois garante a segurança e a tranquilidade dos outros condôminos.
Outra questão que deve ser observada é o uso de focinheira. No entanto, ela só deve ser obrigatória em animais de grande porte ou que apresentem algum comportamento agressivo em relação às outras pessoas.
Por último, e não menos importante, é fundamental que o dono do pet recolha quaisquer sujeiras deixadas pelo animal nas áreas comuns. Além de não incomodar os outros moradores, a prática evita a transmissão de doenças.
SAIBA MAIS: Aluguel de Imóveis: como procurar o lugar ideal para você e seu pet? – A Predial Imobiliária
Dicas para evitar problemas com pet em apartamento
Para quem já tem ou está pensando em ter um pet em apartamento, é preciso tomar alguns cuidados essenciais não só para a boa convivência com os vizinhos, mas também para a saúde e a segurança do próprio animal – que pode ser gato, cachorro, ave, roedor etc.
Se esse é o seu caso, seguem algumas dicas valiosas para evitar problemas:
1) Faça a instalação de telas de proteção em varandas e janelas, especialmente em andares altos;
2) Passeie com seu pet algumas vezes na semana;
3) Mantenha o apartamento limpo (aspirador de pó é uma excelente opção!);
4) Se preciso, contrate um adestrador para acalmar o pet e ensiná-lo a fazer suas necessidades no local correto, de preferência na sacada;
5) Dê banhos regulares para evitar mau cheiro no apartamento;
6) Não deixe objetos perigosos ao alcance do animal, como peças pontiagudas e plantas tóxicas.
📩 comercial@apredial.com.br
⠀
💻 apredial.com.br
📲 (85) 98767-0200
☎️ (85) 4012-8000
⠀
#APredial
#Aluguel
#Fortaleza
#Imóveis
#Casas
#Apartamentos
- Artigo Anterior Vantagens da Locação de Imóveis Comerciais em Áreas Urbanas