Malas, documentos, brinquedos. Tudo pronto para a viagem, só falta um lanchinho para alimentar as crianças ao longo do percurso. A melhor opção é comprar tudo industrializado, que é bem mais prático, certo? Errado! “Não é porque a família está de férias que deve de descuidar da alimentação”, diz a nutricionista Alessandra Coelho, do Hospital Infantil Sabará, em São Paulo.

Exceto pelas bebidas, que têm mais chance de azedar, o resto pode ser feito de casa. Nesse caso, em vez dos tradicionais sucos de caixinha, prefira os integrais ou concentrados (que você pode diluir em água e adoçar, ou não, a gosto), ou então, água de coco. OK, e como garantir que o lanche fique gostoso e, principalmente, fresco até a hora que bater a fome? “Em viagens longas, evite itens perecíveis, especialmente os que contenham carnes ou leite (e derivados)”, sugere a nutricionista Karine Durães, especialista em pediatria. Sanduíches com folhas também devem ficar de fora do cardápio, já que elas podem murchar.

Mas o principal é armazená-los da maneira correta. Frutas, iogurtes e lanches com molhos prontos (maionese, patês, requeijão, etc.) devem ser o mais fresco possível. Ou seja, preparados pouco antes de sair de casa, com produtos recém-chegados do supermercado ou da feira. O ideal é embrulhar tudo em porções individuais com filme plástico, separando cada tipo de alimento em um recipiente diferente, para facilitar o manuseio. Em seguida, guarde-os em uma bolsa térmica (ou isopor, se houver espaço) com gelo acondicionado. “Você também pode colocar garrafinhas com água congelada ou suco congelado: a temperatura dos líquidos mantém os alimentos frescos dentro da bolsa e, depois de descongelados, eles podem ser consumidos normalmente. Isso também economiza um bom espaço!”, sugere Karine. Se preferir, as bebidas podem ser guardadas em garrafinhas térmicas individuais, como a que o seu filho usa na escola, assim fica mais fácil na hora de beber.

Por último, prefira frutas com casca, que possam ser transportadas inteiras, como, por exemplo, maçã, ameixa, nectarina, morango e uva. Pois ao serem cortadas, elas podem oxidar (é como se enferrujassem), o que altera o gosto e facilita a perda de nutrientes. A seguir, as especialistas dão sugestões de lanches gostosos, saudáveis e fáceis de preparar.

Anote!

Wrap integral de ricota com espinafre

Ingredientes:
– 1 unidade de pão para wrap (prefira a versão integral);
– 2 colheres de sopa de espinafre cozido no vapor;
– 1 colher de sopa de ricota;
– 1 colher de sobremesa de requeijão light;
– sal a gosto.

Modo de preparo: misture os ingredientes em um recipiente e acrescente o sal. Coloque o recheio no pão e dobre.

Mix de castanhas com frutas secas

Faça uma mistura de castanha-do-pará, nozes, amêndoas, damasco, uva passa e banana passa. Separe em pequenas porções e armazene-as em saquinhos com fecho hermético.

Saladinha de ovo de codorna

Em um recipiente plástico, coloque os ovinhos cozidos com a mesma proporção de tomates cereja. Tempere com sal e manjericão.

Vegetais crus (por que não?)

Escolha o vegetal cru preferido da sua família, coloque em recipiente de plástico pequeno e adicione sal a gosto. Cenoura, pepino e salsão em tiras ou tomate cereja, por exemplo, ficam uma delícia.

————————————————————————-

Para facilitar a hora do lanche, carregue na bolsa:

– Lenços umedecidos;
– Álcool gel;
– Guardanapos;
– Copos descartáveis;
– E não se esqueça de uma sacolinha plástica para juntar o lixo no final!