Uma massa, uma torta congelada, um agrado doce: um anfitrião precavido sempre tem esses trunfos na cozinha. Mas nem só de pão vive o convidado: se você quer receber bem a toda  hora, vale a pena manter um arsenal básico para incrementar a mesa e a casa, sem perda de tempo.

Esse kit salva-jantares não pede acessórios caros ou um imenso jogo de baixelas. A ideia é inventar novos usos a objetos prosaicos e ter por perto algum elemento para dar cor e graça na decoração. Usar fitas, por exemplo, é um jeito instantâneo de injetar ares de festa no cotidiano. Retalhos de tecido também conseguem efeito semelhante – e ficam ainda melhores se você tiver à mão tesouras com cortes diferenciados para fazer o acabamento.

Alguns itens, como velas e guardanapos coloridos, talvez tenham de ser comprados. Vários outros, entretanto, vivem dando sopa pela casa – é só uma questão de enxergar o potencial de peças triviais: potes de conserva viram vasos e luminárias e encaram até uma participação especial na decoração natalina.

A seguir você vai ver as diferentes aplicações que fitas, seixos, vidros e outros itens podem
ter. Com esse kit e uma dose de criatividade, nenhum anfitrião fica na mão.

Ajuda sólida
Simples e naturais, os seixos podem ser usados como peso antiventania. Com desenhos bem gráficos, eles viram um jeito diferente demarcar lugares à mesa.

Roupa de festa
Revestidas com retalhos de tecido (grudados com fita dupla face), as garrafas ficam prontas para o Natal. Para o acabamento, corte o tecido com uma tesoura zigue-zague e passe uma fita em volta do pano.

Multifunções
Potes de geleia e conserva têm uma infinidade de utilidades. Entre elas, substituir copos e iluminar a festa. As lanternas à dir., feitas pelo ateliê La Calle Florida, têm alças de arame e sal grosso no fundo do pote, para evitar que o vidro se quebre.

Simples assim
Louça branca é essencial. Faltaram peças no jogo de festa? A branquinha entra em cena e, misturada às outras, forma um novo jogo, para um número maior de convidados. Na montagem de uma mesa com serviço americano, uma ideia simpática é amarrar os talheres com retalhos de tecido. Louças e talheres Roberto Simões Casa.

Para presente
“Embale” cada prato na mesa de Natal. A fita que envolve a louça também prende o guardanapo.

Fogo, água e pedras
Velas flutuantes e uma bela travessa com água formam uma dupla imbatível. Para um arranjo minimalista e elegante, misture velas e pedras sobre uma tábua de madeira.

No pedestal
Pratos com pé podem acomodar quitutes ou servir de suporte para arranjos florais. Ou cumprir ambas as funções ao mesmo tempo, como neste caso.

Jingle balls
Bolas em fitas de cetim enfeitam qualquer cantinho da casa. Você pode pendurá-las num lustre ou nos batentes de portas e janelas.

Hora do café
Um prato de vidro ou cerâmica sobre uma taça emborcada ou uma xícara vira um prato com pé para acomodar biscoitinhos. Para dar uma graça e aromatizar o cafezinho, substitua a bandeja por uma tábua de cozinha e a colherzinha por uma canela em pau.

Altos e baixos
Agrupe velas de tamanhos diferentes para fazer um centro de mesa. Um ninho de musgo e
paus de canela amarrados com barbante dão o acabamento.

Improviso chique
Não tem anel de guardanapo? Fitas e flores resolvem o caso em grande estilo. Falta de vasos também não é problema: para montar o arranjo individual à dir., use um copo de uísque como base, um cálice e um guardanapo.

Boa impressão
Uma impressora caseira pode fazer maravilhas por um almoço ou jantar, como transformar potes em porta-talheres. Você também pode imprimir marcadores de lugar ou o menu do dia – para um acabamento caprichado, use tesouras com cortes diferentes, à venda em lojas especializadas em material de scrapbook.

Luz e prosperidade
Quer um castiçal diferente? Aposte em forminhas de metal. Na mesa de ano-novo, você
pode enchê-las de lentilhas para trazer sorte.

Bem amarrados
Garrafinhas e potes de conserva são vasos perfeitos. Você pode deixar a apresentação mais bacana se colocá-los numa caixa de madeira, daquelas de vinho, e passar um barbante de
ráfia no bocal. Outra alternativa é fazer um centro de mesa amarrando várias garrafas com uma fita de renda.

Taças marcadas
Ideia do tipo ovo de Colombo: use fitas de cores diferentes e acabe como troca-troca de taças entre os convidados.