Divisórias de ambientes: conheça as opções e suas vantagens
A Predial

Tendência que tem ganhado cada vez mais destaque nos projetos arquitetônicos, a divisória de ambiente é uma das principais características do que se entende como conceito aberto.

Trata-se de uma forma de layout que consiste em ambientes sem paredes, permitindo uma maior integração entre os espaços.

Ótimas opções para organizar ambientes e separar um cômodo do outro, dispensando a necessidade de construir paredes de alvenaria ou de madeira, as divisórias possibilitam a criação de novos espaços dentro da sua casa, sendo uma alternativa versátil para diferentes situações.

Conheça algumas opções de divisórias e as vantagens de contar com elas!

Leia mais artigos no nosso blog!

 

Tipos de divisórias

 

É possível encontrar diferentes opções de materiais que podem ser usados como divisórias de ambientes. Seja qual for a escolha, você vai ter uma enorme praticidade para instalar e vai evitar a sujeira que seria gerada pela construção de uma parede de alvenaria.

Dentre as opções mais econômicas para separar ambientes, a divisória drywall se destaca pela possibilidade de poder ser moldada de acordo com a sua necessidade.

Ela acaba sendo uma opção bastante interessante para quem deseja ter novos espaços dentro do ambiente doméstico, como um closet ou uma sala de escritório, por exemplo.

A grande vantagem da divisória drywall é o fato de ela não ser uma alternativa fixa, permitindo que ela seja derrubada e deslocada para outro local, alterando a configuração do apartamento.

A divisória de madeira irregular é outra opção marcada pela versatilidade e praticidade, na medida em que os elementos que a formam são espaçados e de alta qualidade.

O uso de estantes vazadas como divisórias também é uma excelente alternativa para quem preza pela praticidade. Além de poder ser utilizada para dividir um local do outro, a estante vazada pode acomodar objetos sobre ela e servir como um elemento decorativo para o ambiente.

Divisórias com vidros, embora não privilegiem a privacidade, são boas opções para quem deseja investir na iluminação do ambiente, sobretudo durante o dia.

Outras alternativas contemplam o uso de cortinas, que oferecem mais funcionalidade para os ambientes, sendo indicadas para a divisão dos cômodos da casa, e de cobogós, que são peças com acabamentos vazados e que podem ser feitos em cerâmica ou cimento.

 

SAIBA MAIS: Quais cuidados para evitar acidentes com as crianças na piscina (apredial.com.br)

 

Otimização do espaço

 

Um dos principais benefícios alcançados com o uso de divisórias de ambientes é a otimização do espaço.

Por meio delas, é possível determinar qual o espaço destinado para cada cômodo da casa, possibilitando a distribuição das peças imobiliárias e dos elementos decorativos de uma maneira mais funcional.

 

Privacidade e custo-benefício

 

Outra vantagem propiciada pelo uso de divisórias é a privacidade que ela traz, pois a divisão de ambientes incentiva o conforto sonoro e a concentração, minimizando distrações e estímulos que induzem a perda de foco.

Sob o ponto de vista econômico, recorrer às divisórias para organizar os ambientes da sua casa também é vantajoso.

Normalmente, as divisórias apresentam um baixo valor, independente do material utilizado, fazendo com que seja possível aliar custo-benefício e qualidade. Além disso, a economia vai ser sentida ao longo do seu uso, tornando recompensador o investimento realizado.

 

LEIA MAIS: Boas ideias para horta em apartamento (apredial.com.br)