A nossa casa tem que ser um lugar de paz, tranquilidade e descanso. Mas, quando se trata de condomínio, algumas dores de cabeça podem aparecer. Claro que isso não é regra para todos os condomínios, porém, na maioria das vezes, algumas coisas fogem do controle.
Entre uma boa administração, a colaboração de todos os moradores e o zelo pela convivência, seguir algumas regras cruciais pode trazer mais calmaria no dia a dia e evitar alguns problemas.
A seguir, listamos as principais regras de ética importantes e que devem ser utilizadas nas áreas comuns do seu condomínio e por todos os moradores e funcionários.
Boa leitura!
SAIBA MAIS: 3 dicas para terminar sua obra antes do prazo (apredial.com.br)
Espaço gourmet e churrasqueira
Há quem diga que essa é a área que mais sofre penalidades. Por isso, aqui vão as regras básicas e éticas para usar o espaço:
- Consultar e entender o sistema para realizar o agendamento do local.
- É importante documentar a entrega e o recebimento da área, avaliando o estado do espaço.
- É importante também definir a limpeza do local após o uso: se será responsabilidade de quem agendou ou se será responsabilidade do condomínio mediante a pagamento específico (ou não).
- Conhecer e respeitar a regra sobre o volume das músicas e conversas.
Piscina
- Entender e respeitar as proibições do condomínio referentes a utensílios e materiais cortantes, como taças de vidro.
- Conhecer quais são as permissões concedidas para entrar na piscina e respeitá-las: por exemplo, babás com crianças pequenas, visitantes dos moradores etc.
- Se houver restrição sobre a quantidade de pessoas na piscina em um mesmo horário, respeitá-la para evitar penalidades.
- Consultar e entender o sistema para realizar o agendamento do local.
- Entrar na piscina sem tomar a ducha pré-banho que retira o excesso de produtos de bronzeamento e proteção solar, que pode causar alergia nos demais banhistas.
Brinquedoteca e espaço kids
- Respeitar o uso dos brinquedos seguindo a regra da idade, altura e peso das crianças.
- Se atentar ao deixar as crianças sozinhas nos espaços.
- Não levar brinquedos que possam ser prejudiciais, não somente à criança em si, mas às outras também, como: brinquedos pontiagudos, objetos pequenos, objetos de materiais cortantes etc.
- Conhecer e respeitar o horário de abertura e fechamento do local.
Salão de festas
As regras para este ambiente contemplam as regras éticas do espaço gourmet e da churrasqueira. Porém, como geralmente os salões de festa são utilizados para a recepção de convidados, é importante avisar à portaria e entregar uma lista para a verificação e segurança.
- Elaborar e apresentar lista de convidados à portaria.
- Consultar e entender o sistema para realizar o agendamento do local.
- Documentar a entrega e o recebimento da área, avaliando o estado do espaço.
- Definir a limpeza do local após o uso: se será responsabilidade de quem agendou ou se será responsabilidade do condomínio mediante a pagamento específico (ou não).
- Conhecer e respeitar a regra sobre o volume das músicas e conversas.
Gostou deste material? Compartilhe e aproveite para conhecer nosso blog. Temos mais textos com dicas e soluções que podem ser essenciais para você, quando o assunto é condomínio!
SAIBA MAIS: Móveis planejados são uma boa escolha? (apredial.com.br)
- Artigo Anterior Checklist de Fim de Ano: Como Preparar Seu Imóvel para 2025