Como prevenir seus móveis da maresia?
A Predial

Ter uma casa na praia é o sonho de muita gente, não é mesmo? Afinal, nada melhor do que dormir e acordar sentindo aquele “arzinho” gelado típico de áreas litorâneas. Mas, você sabia que possuir um imóvel nessas regiões exige cuidado redobrado, principalmente quando o assunto é proteger os móveis da maresia ?

A água salgada do mar, quando trazida pelo vento, pode gerar desgastes em itens metálicos, além de prejudicar itens de madeira ou de materiais mais frágeis. A mobília que fica do lado de fora, como cadeiras de descanso, por exemplo, são ainda mais atingidas, demandando atenção extra.

Portanto, se você deseja saber como cuidar da melhor maneira dos móveis da sua residência de praia, não perca uma única linha do nosso artigo especial abaixo! E não se esqueça: em caso de dúvidas, basta falar com A Predial

 

Por que a maresia é tão nociva aos móveis?

 

Você já notou que, ao ficar por um tempo exposto ao vento que vêm do mar, seus cabelos tendem a embaraçar, ganhando uma textura difícil de manusear? Isso acontece por conta da composição de tal vento, que conta com micropartículas de sal e de sujeira.

Se os efeitos não são dos melhores nos cabelos, imagine dos móveis, que nem sempre recebem uma limpeza adequada para se livrar do que a maresia traz. O resultado? Uma dose extra de corrosão e desgaste.

 

Saiba mais: Como combinar as cores para decorar a casa (apredial.com.br)

 

Como evitar o desgaste?

 

Uma boa maneira de evitar prejuízos com o desgaste dos móveis expostos à maresia é tomando algumas medidas simples, mas muito eficientes, como:

 

 

 

    • Limpar os móveis com frequência, evitando o acúmulo de sal;

 

 

    • Utilizar escovas de cerdas macias para retirar a camada “grudenta” deixada pelo vento litorâneo pela casa;

 

 

    • Colocar os móveis mais sensíveis longe de portas e janelas;

 

 

    • Utilizar capas impermeáveis em almofadas, sofás, poltronas e camas;

 

 

    • Aposte em limpadores à base de sabão, já que esses são capazes de dissolver o sal com maior facilidade.

 

 

 

 

Antes de mobiliar, pense no material

 

De forma geral, a melhor maneira de fugir dos problemas com móveis expostos à maresia é, definitivamente, escolhendo muito bem seu material. Ou seja, o ideal é optar por itens duráveis e resistentes ao sal e à umidade.

Algumas boas opções, neste caso, são:

 

 

 

    • Vime;

 

 

    • Alumínio fundido;

 

 

    • Teca.

 

 

 

Por fim, lembre-se que proteger seus móveis contra a maresia é uma tarefa contínua, que exigirá disciplina e foco, principalmente com os detalhes. Para garantir sua durabilidade, é essencial um pouco de planejamento, boas escolhas na hora de mobiliar a casa e uma rotina constante de limpeza.

Tenha em mente que o impacto causado pelo vento que vem do mar não é sentido imediatamente. Há um período de “lua de mel” antes que o efeito comece a acontecer. E, quando você finalmente se dá conta, já pode ser tarde demais. Portanto, é sempre melhor tomar precauções antes que a ferrugem e a corrosão ocorram e você acabe perdendo dinheiro (e tempo).

No mais, nossa dica é uma só: curta cada momento perto no litoral!

 

Saiba mais: Os melhores bairros de Fortaleza para universitários (apredial.com.br)