Ter um lugar para chamar de lar, que é só seu é, provavelmente, o sonho de todo mundo desde criança. Esse desejo é, principalmente, motivado por um outro desejo: a independência. Mas, com o passar dos anos, se torna extremamente necessário. Afinal, tudo isso é sinal de estabilidade e responsabilidade.

 

Contudo, não é fácil comprar um imóvel, nem se organizar para que isso aconteça. Demanda planejamento financeiro, disciplina, etc. Mesmo que hoje esteja muito mais fácil conseguir  empréstimo e adquirir linhas de crédito.

 

Lembre-se que uma compra mal feita pode impactar na sua vida negativamente por um longo tempo, trazendo prejuízos sérios para você e toda a sua família.

 

Estabeleça metas de poupança

 

Para adquirir um imóvel, você precisa organizar suas finanças. Tenha uma planilha com seus ganhos e gastos, calcule o que sobrará por mês para ser investido no imóvel e forme uma poupança. Estabeleça um percentual mínimo para ser poupado por mês.

 

Se, mesmo assim, você perceber que não está conseguindo atingir a quantia que deseja, procure cortar o que dá. Transforme tudo isso em um hábito, e vai notar a diferença.

 

Analise sua situação financeira e a possibilidade de fazer um financiamento

 

Para evitar ou diminuir as dívidas, é ótimo pagar tudo à vista. Porém, nem sempre é possível, por conta dos altos custos dos imóveis. Por isso, é importante saber e conhecer todas as formas de pagamento e fazer com que se adequem ao seu saldo financeiro. Você vai se surpreender com a variedade de possibilidades para adequar o pagamento do imóvel ao seu orçamento.

 

Se você escolheu o financiamento, o ideal é pagar pelo menos 30% do valor de primeira, à vista. Quanto maior for a primeira parcela, menores serão as outras e as suas dívidas. Não comprometa nas parcelas mensais, mais que 25% da sua remuneração.

 

Além disso, o FGTS é uma ótima opção para quem quer financiar um imóvel, já que é permitido que ele seja usado para a aquisição de imóveis. Mas, antes disso, consulte seu banco para entender as taxas e condições desse uso.

 

Tenha calma e procure profissionais que possam te ajudar

 

A pressa pode te prejudicar tanto na escolha como em relação a ter dívidas por um longo tempo. É preciso ter cautela e analisar todas as opções e alternativas. O mercado imobiliário é muito dinâmico, diversas oportunidades podem surgir a todo tempo. E uma compra sem pensar pode fazer uma dívida desnecessária e trazer problemas financeiros por um bom tempo.

 

Mesmo com tudo muito bem planejado, coisas que não estão no nosso controle podem acontecer. Por isso, é sempre importante contar com a ajuda de profissionais, seja para organizar financeiramente, quanto para encontrar o local ideal. E é de extrema importância ser um profissional de confiança, para que possa esclarecer suas dúvidas sobre a compra, identifique os possíveis problemas, fale os prós e contras do imóvel, esclareça sobre pagamentos necessários, escritura, registro, impostos, entre outras coisas.

 

Conte com a nossa ajuda

 

A Predial Imobiliária tem 47 anos de atuação no mercado de Fortaleza. Nós trabalhamos com administração, locação, compra e venda de imóveis. Não deixe de conhecer mais sobre nossa empresa e comprar seu apartamento conosco.

 

Temos uma equipe especializada no assunto e, com certeza, encontraremos o imóvel perfeito para atender às suas necessidades. Tudo isso com um precinho que cabe no seu bolso!