O momento da entrega das chaves é um dos mais emocionantes para quem compra o apartamento próprio, mas é também um dos mais trabalhosos. É preciso verificar o imóvel inteiro para conferir a qualidade das instalações e materiais utilizados, conhecer as áreas comuns e começar a pôr a reforma em prática. Para ajudar você a se planejar para essa etapa, fizemos uma lista dos passos essenciais para quem acabou de dar esse passo. Confira!
Faça uma vistoria completa
Antes de mais nada, realize uma vistoria em todo o imóvel e confira a parte elétrica e hidráulica, a pintura, os vidros, os revestimentos e a metragem do apartamento. Verifique, também, a qualidade das portas, janelas e esquadrias para evitar problemas futuros. Todos os produtos precisam ser equivalentes ao que foi prometido no contrato e devem estar de acordo com as normas técnicas do mercado. Esse é um direito que muitos consumidores desconhecem e, caso seja encontrado algum problema, você não deve assinar o termo de recebimento do imóvel até que tudo seja regularizado.
Conheça as áreas comuns
Estenda a vistoria para as áreas comuns do condomínio para conferir se existem vazamentos na garagem, se os elevadores estão funcionando corretamente e se os equipamentos de incêndio, de iluminação e da área de lazer estão de acordo com o contrato. Se tiver oportunidade, procure participar, também, da primeira reunião de condomínio, que é extremamente necessária para que as decisões sobre as áreas comuns do prédio sejam tomadas em acordo com todos os moradores, como a escolha do síndico e o orçamento anual do condomínio.
Solicite a transferência da linha telefônica
Assim que se mudar, procure entrar em contato com a operadora telefônica para transferir a linha para o novo apartamento. Aproveite, também, para fazer a transferência da internet, mas, primeiro, procure saber se o prédio disponibiliza o contato de uma empresa específica para fazer a ligação geral dos apartamentos.
Observe a planta do apartamento
Conhecer bem a planta do apartamento é essencial para planejar bem a reforma. Faça um esboço de onde os móveis ficarão e observe se existe a necessidade de mudar o tamanho ou a posição das portas ou quebrar alguma parede. Caso a planta do imóvel não venha com essas informações, você pode solicitá-las para o engenheiro ou projetista da obra.
Coloque a reforma em prática
Entre a compra do apartamento e a entrega das chaves, existe um longo período para planejar a reforma. Por isso, assim que estiver com as chaves em mão, aproveite para colocar em prática o projeto de decoração que já foi formulado com antecedência. Se tiver um quarto sobrando, por exemplo, vale pensar em transformá-lo em um escritório, closet ou, até mesmo, ampliar os outros espaços.
- Artigo Anterior Vale a Pena Reformar Antes de Alugar?
- Próximo Artigo Reajuste do Aluguel: Como Funciona?