O aluguel ainda é a alternativa mais viável para muitos brasileiros. Segundo o Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), os imóveis alugados representam 18,3% das moradias, o equivalente a 13,3 milhões de residências.
Alugar uma casa ou um apartamento requer cuidados que podem evitar futuras preocupações. É preciso avaliar os prós e contras de cada imóvel pesquisado.
Acesse nosso site e visite os imóveis para locação sem sair de casa!
Confira abaixo uma checklist para escolher um apartamento para a família.
Imobiliária experiente
Existem muitos detalhes envolvendo o aluguel de um imóvel. Então, que tal contar com uma imobiliária experiente para ajudá-lo nessa tarefa? < a href=”https://conteudo.apredial.com.br/tour-360-2”>A Predial pode ajudar nisso.
A empresa é marcada pela quebra da burocracia existente no processo de locação. As chaves costumam ser entregues no máximo em 24 horas após a assinatura do contrato.
Também é possível fazer um tour virtual de 360º nos imóveis disponíveis, o que permite aos interessados ter uma prévia das condições do futuro lar.
Localização
Elabore uma relação de bairros que mais despertam seu interesse. Pesquise os critérios dos quais você não abre mão, como proximidade do trabalho, da faculdade ou do colégio das crianças, infraestrutura, rede de transporte e comodidade.
Conheça a dinâmica do local em relação à segurança, policiamento, iluminação pública e hospitais. Não se esqueça de investigar a vida noturna da região. Se há muitos bares em volta e você gosta de sossego, por exemplo, é melhor procurar outro bairro.
Necessidades dos moradores
Pense da metragem ideal para a quantidade de pessoas que vão morar no imóvel. Famílias que desejam mais espaço precisam avaliar se o ideal é uma casa ou um apartamento. Há condomínios que possuem área de lazer e brinquedotecas e que podem compensar um apartamento menor.
Gastos totais
Um erro comum é fazer as contas pensando somente no aluguel e esquecer de considerar outros gastos mensais, como IPTU, luz, água e taxa de condomínio. Coloque todos esses itens no papel antes de fechar negócio.
O ideal é que a despesa com o aluguel não ultrapasse 30% da renda. Este número é o suficiente para garantir o conforto, não comprometer a renda familiar e, ainda, permitir uma reserva para possíveis casos de emergências.
Método de aluguel
O método mais utilizado por imobiliárias e locatários é o seguro-fiança, no qual é contratada uma seguradora que vai ser intermediar a negociação. isso dispensa a figura do fiador.
Outra forma muito comum é a do próprio fiador, que é uma pessoa de confiança que vai atuar como uma garantidora. Geralmente, quem desempenha este papel é alguém da família do locatário.
Contrato
Não tenha pressa: leia o contrato de locação com atenção a todos os detalhes, pois é esse documento que garante seus deveres e direitos como inquilino. Observe períodos, valores, cláusulas, datas de entrada e saída do imóvel, em quanto tempo vai haver reajuste no aluguel e valor da multa de cancelamento.
Caso o proprietário ou a imobiliária prometam desconto para pagamento antecipado, exija que a informação esteja em contrato, para que você não seja surpreendido com cobranças injustas e mantenha seu planejamento financeiro.
Vistoria
Vá ao imóvel e averigue cada espaço. Nada pode escapar de uma observação minuciosa: torneiras, chuveiros, iluminação e rachaduras. Tire fotos e envie para o responsável para saber a possibilidade de reforma antes da mudança.
Guarde e junte as fotos para ter comprovação do estado em que se encontrava a residência antes de sua entrada. Não se responsabilize por um dano causado por terceiros.
Gostou das dicas? Acompanhe nosso blog e Instagram para ficar sempre por dentro!