Listamos 5 dicas para melhorar sua saúde mental na quarentena para que as dificuldades desse período sejam amenizadas. É normal se sentir ansioso com a mudança na rotina e seus efeitos no orçamento familiar.

No entanto, o isolamento social é necessário para conter o avanço do vírus e proteger toda a família, bem como a si mesmo. O psicológico, assim como outras áreas da vida, também pode ser afetado. Por esse motivo, continue a leitura para aprender a manter uma rotina mais saudável.

Quer alugar ou comprar um imóvel? Acesse o site e conheça as nossas opções.

5 dicas para melhorar sua saúde mental na quarentena

Listamos dicas simples para que o seu dia a dia seja mais simples, mesmo em um momento difícil como este que estamos enfrentando.

Filtre o excesso de informação

Atualmente, um grande volume de informações circula por todos os meios de comunicação. Para diminuir a ansiedade e até mesmo o medo, aposte em filtrar o que você lê para melhorar sua saúde mental na quarentena.

Separe uma única hora do dia para se informar e saia de grupos que fornecem um grande número de informações. Se necessário, dê um tempo de redes sociais e busque outros prazeres como por exemplo, cozinhar coisas diferentes buscando receitas em livros ou na internet, apreciar música, séries, filmes ou livros.

Tente manter a rotina

Muitos brasileiros estão em home office, sem nunca terem passado por essa situação antes. Isso pode prejudicar o rendimento e alongar as horas de trabalho além do necessário. Para conter essa situação, faça os mesmos horários do período anterior à quarentena.

Fora disso, reserve um espaço na casa para realizar as tarefas e busque manter intervalos para almoço e café. Evite dispersões durante o trabalho e, caso sinta necessidade, crie um planejamento de como será o dia.

Use a tecnologia a seu favor

Para melhorar sua saúde mental na quarentena, utilize a tecnologia a seu favor. Faça reuniões online com os colegas de trabalho, amigos e familiares. Comunique-se, o isolamento é apenas físico, Caso sinta disposição, busque cursos online gratuitos ou encontre uma forma de aprimorar as suas habilidades.

O violão que está esquecido no quarto, por exemplo, este pode ser o momento de retomar a atividade com o auxílio do YouTube. Separe um tempo para descobrir algo que você não fazia antes por falta de tempo como um novo idioma ou curiosidades sobre um local ou data.

Desconecte se sentir necessidade

Por outro lado, você pode optar por se desconectar da internet. Neste tempo offline, invista em cuidados pessoais como máscaras, hidratação de pele e cabelo, alongamento, yoga e também na reaproximação com familiares.

Invista em um tempo só seu

Pode ser para terapia online (vários psicólogos estão atendendo dessa forma), atualizar as séries, terminar um livro, meditar ou descobrir um novo hobby. Para melhorar sua saúde mental na quarentena é importante investir em momentos felizes.

Crie o hábito de listar coisas divertidas que pretende fazer como uma lista de filmes dos anos 80 para assistir ou ver álbuns de fotos com familiares. Isso permitirá que você se mantenha ocupado, caso seja o objetivo.

Experimente as 5 dicas para melhorar sua saúde mental na quarentena e invista em mais qualidade de vida durante este período.