Alugar um imóvel é um grande passo na vida de qualquer pessoa, seja para quem está buscando a sua primeira vivência longe dos pais ou mesmo para o casal que quer começar uma vida nova juntos.
De todo modo, este é um importante passo e requer uma extensa busca, tanto para atender as suas necessidades quanto para caber no seu orçamento mensal, a fim de garantir a sua liberdade e privacidade.
Para te ajudar nessa missão, separamos quatro dicas para alugar o imóvel ideal para você.
Acesse o nosso site e alugue o seu imóvel conosco!
Estabeleça um limite de pagamento
A primeira coisa a se pensar é o quanto você está disposto a pagar todo mês. O ideal, para que este montante não fique muito caro e ponha em risco as suas finanças, é fazer com que o aluguel corresponda a, no máximo, 30% do seu salário.
Com isso, você poderá pagar o que precisa, com um risco mínimo de atrasar ou até mesmo deixar de pagar outras contas importantes, como as de água, de energia, de supermercado e de internet, por exemplo.
Estabelecendo um limite você também já elimina uma série de outras opções que fogem do seu orçamento, fato que agiliza todo o processo e elimina o trabalho desnecessário.
Casa ou apartamento?
Ter em mente qual a sua preferência já ajuda muito a eliminar as alternativas indesejadas, afinal, o mercado possui inúmeras, cabendo a você filtrar e buscar diretamente aquilo o que quer, a fim de poupar tempo e dinheiro na procura.
Uma casa pode ter um valor maior de aluguel e, geralmente, não fica próxima do centro urbano da cidade, mas também não conta com a taxa de condomínio. Por outro lado, um apartamento já possui uma série de regras e taxas extras, porém com facilidades a mais.
Tudo vai depender das suas necessidades e possibilidades financeiras.
Espaço é dinheiro
O tamanho do imóvel influencia diretamente no seu valor, ou seja: quanto maior o imóvel, mais caro ele é. Portanto, pense bem se você precisa de muito espaço quando for considerar alugar um local para morar.
Se você não tem filhos, por exemplo, avalie se realmente há a necessidade real de uma área grande, se todos os seus móveis são realmente utilizados por você, etc. Pondere quais as suas reais necessidades e tente eliminar aquilo que é desnecessário.
Analise bem na hora da visita
Depois de pesquisar, ponderar e escolher quais imóveis cabem no seu orçamento, chegou a hora de ir visitar para ver qual o real estado deles. Tome cuidado para não se animar demais e fechar negócio sem pensar bem.
É preciso ter muita atenção quanto à qualidade da estrutura da propriedade, em detalhes como a pintura, verificando se há qualquer tipo de infiltração ou manchas nas paredes, por exemplo.
Verifique bem se as portas e as janelas estão bem conservadas, se a rede elétrica e de água estão funcionando adequadamente, tudo isso para que a sua qualidade de vida no local seja boa, sem problemas desnecessários logo de início.
Gostou das dicas? Acompanhe nosso blog e Instagram para ficar sempre por dentro!
- Artigo Anterior Checklist de Fim de Ano: Como Preparar Seu Imóvel para 2025