Na hora de vender um imóvel, vários fatores são determinantes para fechar o negócio, como a localização, o preço, as condições de pagamento e a apresentação. Se o cliente não gostar do que vê, as chances de a venda ser concretizada diminuem bastante.

Você deve criar todas as condições favoráveis para que as pessoas interessadas já imaginem-se morando no local. Por isso, as primeiras impressões vão ficar na mente do comprador. Uma casa ou apartamento deve ser aconchegante, um verdadeiro refúgio para as pessoas esquecerem dos problemas e ter momentos de descanso.

Confira as nossas dicas para valorizar o seu imóvel e ter sucesso na hora da venda.

Deixe a manutenção em dia


Antes de colocar o imóvel à venda, o ideal é fazer uma vistoria para levantar possíveis problemas. Cheque se as instalações elétricas e hidráulicas estão corretas, se não há infiltrações e manchas na parede, se as luzes e torneiras estão funcionando bem e a ausência de rachaduras no teto e piso.

Cuide também da fachada, já que ela vai ser o primeiro local a ser notado pelo cliente. Uma pintura nova, um jardim conservado e com a limpeza em dia irão passar a impressão de que o imóvel é bem cuidado e que vale o investimento.

A pintura é um item essencial para valorizar o imóvel. A dica é pintar os ambientes com cores claras ou neutras, pois elas aumentam a sensação de amplitude. Além de estar em alta no mercado, essas cores são mais fáceis para eventuais mudanças se o novo proprietário decidir.

Crie um bom ambiente na hora da visita


Na hora em que o comprador estiver visitando o imóvel, deixe-o mais confortável possível com um ambiente bem iluminado. Se estiver muito calor, ligue o ar condicionado ou ventilador, abra as janelas e cortinas dos cômodos para facilitar a entrada de luz natural e o ar poder circular normalmente.

Se for possível, mostre o imóvel vazio para que o futuro morador imagine como ficariam suas coisas no local. Se o proprietário ainda estiver morando, deixe o imóvel organizado, limpo, sem cheiros desagradáveis e não deixe objetos pessoais espalhados à mostra como roupas, sapatos e escovas de dente. Retire roupas do varal, nada de louça na pia da cozinha, no banheiro retire toalhas e baixe a tampa do sanitário. Despersonalize o que for possível.

Tenha cuidado com a decoração, o ideal é deixá-la mais neutra possível. Por isso, remova objetos de gosto pessoal como quadros, adesivos na janela, pôsteres de parede, camisas ou itens relacionados à futebol e religião. As pessoas interessadas no imóvel não são os nossos amigos, por isso qualquer detalhe pode ser motivo de desagrado.

Mantenha a documentação em ordem


Agora que você cuidou de tudo o que é visto, é hora de se atentar aos papeis. Problemas com documentação ou contas atrasadas podem emperrar a negociação ou até mesmo ser motivo de desistência por parte dos compradores.

Apresente a Certidão Negativa de Débitos de Tributos Imobiliários, esse documento comprova que não existem dívidas de IPTU e outras taxas relacionadas aos imóveis, assim como quitação do condomínio. Tenha a escritura, o registro de imóvel e todos os outros documentos organizados e disponíveis para os possíveis compradores.

A transparência vai agilizar e muito o processo de venda e vai ser mais um motivo para o negócio ser bem-sucedido.