Você já deve ter visto em jornais ou portais de notícias as histórias tristes e angustiantes de crianças que sofreram acidentes ao caírem das varandas ou sacadas de prédios. Infelizmente, essas são notícias comuns, mas que podem ser evitadas com alguns cuidados.
Hoje vamos listar três dicas básicas e eficientes de segurança para sacadas abertas com crianças pequenas. Confira!
Redes ou grandes de proteção
As redes de proteção são a primeira opção quando pensamos em aumentar a segurança das varandas ou sacadas. Elas vão garantir que as crianças pequenas, ou até mesmo animais de estimação não enfrentem o perigo de caírem de grandes alturas.
Para garantir que a rede de segurança cumpra bem com o seu papel, você deve procurar uma empresa de confiança, que utilize bons materiais e garantam uma boa instalação. Você pode pesquisar com vizinhos que já possuem redes instaladas para pedir indicação.
Se o seu apartamento for alugado, converse antes com o proprietário, ele poderá indicar uma empresa de confiança e dar maiores instruções sobre o processo.
Existem diversos modelos de redes e grades que vão variar entre cores e tamanhos. Confira se o seu condomínio tem alguma convenção que traga diretrizes quanto a cores e modelos.
Quanto ao padrão da malha, que são as aberturas entre os fios da rede, o ideal para crianças menores é de 5×5, para garantir que ela não consiga abrir um buraco ou algo do tipo, evitando a passagem e, consequentemente, a queda.
SAIBA MAIS: Apartamento X Casa saiba qual imóvel mais combina com você (apredial.com.br)
Grades nas portas
Outra solução para deixar as crianças pequenas ainda mais longe do perigo é a instalação de grades de proteção nas portas que dão acesso aos ambientes abertos.
Crianças são curiosas por natureza e ainda que você tenha telas nas varandas, elas podem se machucar de alguma outra forma nesse ambiente se estiverem desacompanhadas. Você pode colocar as grades fixas ou móveis nos locais de acesso e, assim como para as redes de segurança, você pode pesquisar indicações com amigos no seu condomínio.
Disposição dos móveis na varanda
Uma outra dica para aumentar ainda mais a segurança é estar atendo à disposição dos móveis na varanda.
Se você tem uma varanda gourmet, com balcão, mesa e outros utensílios, evite colocar os móveis muito perto do parapeito das varandas, assim as crianças menores terão maior dificuldade para acessar esses locais, evitando assim muitos riscos. Se possível, opte por móveis mais pesados, que sejam difíceis para uma criança movimentar.
Se você ainda está esperando o seu bebê chegar, por exemplo, o ideal é providenciar o quanto antes para que as instalações necessárias sejam feitas. Assim você garante maior segurança e tranquilidade na sua rotina, adiantando algo que deverá ser feito de toda forma.
E se você está procurando um apartamento para morar, fale com A Predial Imobiliária. Há 46 anos trabalhamos com Administração, Locação, Compra e Venda de imóveis. Entre em contato com um de nossos corretores para achar o melhor imóvel para a sua necessidade e conte com todas as vantagens que só uma empresa com experiência pode oferecer.
SAIBA MAIS: 3 dicas para terminar sua obra antes do prazo (apredial.com.br)
- Artigo Anterior Checklist de Fim de Ano: Como Preparar Seu Imóvel para 2025