Investir em um imóvel é uma das opções mais seguras que existe no Brasil. Não só porque eles resistem a desvalorização nos altos e baixos do mercado financeiro, como são valorizados ao longo do tempo. Porém, para que o investimento tenha válido mais a pena e que o imóvel tenha sua valorização, é preciso levar em conta diversos aspectos.

Localização 

A maioria dos especialistas do mercado imobiliário determinam que a localização é o fator fundamental na precificação de uma propriedade.

Bairro

Para ajudar nesta analise, é preciso verificar o que o bairro oferece de melhor. Serviços como escolas, universidades, estabelecimentos 24 horas e centros comerciais bem próximos também são fundamentais.

Vizinhança

É importante saber o perfil da vizinhança, sua faixa-etária e seus costume. Claro que não se resume a apenas nisso. Avaliando os imóveis da vizinha você pode ter uma base sobre como foram construídos, se tem boa qualidade, como ocorre em grandes empreendimentos residenciais e condomínios.

Móveis planejados

Caso o investimento já esteja construído e que seja destinado à locação é preferível que ele já venha mobiliado. A facilidade de um imóvel com armários e móveis embutidos facilita na hora da locação, se tornando um diferencial e resultando numa valorização do imóvel.

Imóvel na planta

A possibilidade de alteração do projeto original pode levar a valorização do imóvel, especialmente se tratando de venda.

Documentação

Algo que deveria ser obrigatório, mas muitos vendedores acabam deixando de lado. A documentação regularizada, tanto ajuda na vida pessoal do investidor, como na valorização do imóvel.

Segurança

Algo cada vez mais desejado para quem vive nas grandes metrópoles. Antes de investir esteja atento com a região para escolher um local seguro.

Acessibilidade

Se locomover pela cidade tem sido um desafio cada vez maior para quem vive nas metrópoles. Planejar a compra de um imóvel que tenha fácil acesso ao transporte público e as principais vias da cidade é determinante na valorização.

Vista

Cada vez mais as pessoas buscam o bem estar. A vista e a iluminação natural que entra nos cômodos é um fator que de ser levado em consideração. Um apartamento com as janelas voltadas ao prédio vizinho, por exemplo, onde a luz natural é bloqueada, não será bem visto.

Tecnologia

Imóveis com boa inserção de itens tecnológicos também são, obviamente, mais valorizados nos dias de hoje. Um portão eletrônico na garagem e na portaria, por exemplo, são itens que facilitam a vida de qualquer pessoa no dia a dia.