Sabia que existem hábitos que ajudam a manter a saúde do lar em dia? O ambiente em que vivemos tem um impacto na nossa qualidade de vida e no nosso comportamento. Por isso, o estresse pode começar dentro de casa. Pensando nisso, listamos algumas mudanças que podem promover o bem-estar dentro de casa e em você mesmo. Confira abaixo:
1. Monte um cantinho relaxante
É importante ter um espaço destinado para atividades relaxantes, como ler ou meditar, em meio a correria do dia a dia.
2. Tenha elementos da natureza na decoração
Isso não significa encher a casa de plantas. Uma boa ideia é planejar um espaço para ser utilizado quando a luz do sol preenche o ambiente. Um canto de leitura, como o mencionado acima, pode ter a decoração voltada para a utilização da luz natural da janela, por exemplo.
3. Evite se sentir confinado
A melhor forma de evitar esse sentimento dentro de casa é tirar proveito das janelas – elas tendem a expandir o ambiente. Por isso, é importante mantê-las limpas. Outras dicas são colocar cadeiras e poltronas perto das janelas e pintar as paredes de cores claras, que também provocam a sensação de expansão.
4. Foque na circulação
Esse é um aspecto importante dentro de casa. Troque os móveis de lugar para aumentar os espaços de circulação e descanso.
5. Preste atenção nos materiais
Se você está planejando uma casa nova, vale a pena pensar bem nos materiais. Metais, granito e vidro podem ser muito robustos, enquanto mármore e madeira clara agradam o tato e aos olhos.
6. Combata o barulho
Se você vive em uma grande metrópole, o barulho pode ser um fator estressante. Se puder, prefira paredes e janelas à prova de som. Se essa não for uma opção, também é possível mascarar os barulhos com uma pequena fonte d’água dentro de casa, que provoca sons relaxantes.
7. Livre-se de itens desnecessários
Apesar de levar um certo tempo e esforço, o resultado será bastante positivo no seu bem-estar. Se desfazer de coisas que você não usa e acabam ocupando espaço na sua casa é uma boa forma de clarear a mente.
- Artigo Anterior Vale a Pena Reformar Antes de Alugar?
- Próximo Artigo Reajuste do Aluguel: Como Funciona?