Não é preciso muito espaço para embelezar a casa com plantas e flores. Os jardins suspensos, por exemplo, são uma ótima ideia para quem deseja decorar os ambientes com elementos da natureza sem ocupar grandes áreas. Segundo a arquiteta Marcy Ricciardi, o jardim vertical é uma boa solução para quem deseja cultivar plantas em espaços pequenos, principalmente apartamentos.
“Uma das vantagens da disposição das plantas em vasos é a possibilidade de mudar o ambiente por meio da escolha dos tipos de plantas e das cores e formatos de vasos e, dessa forma, transformar o ambiente”, aponta.
Dica: colocar os vasos em pequenas prateleiras também é uma boa pedida para quem não deseja pregar os vasos diretamente nas paredes.
Plantas mais indicadas para jardins suspensos
De acordo com os arquitetos André Bove e Felipe Raduan, da Raduan Arquitetura, para ter jardins pendurados são recomendadas as espécies que demandam poucas regas. “Afinal de contas, com as jardineiras no alto, fica menos prático regá-las constantemente. As suculentas e até as próprias samambaias se adaptam superbem ao lar nas alturas e são ótimas para decorar”, afirmam.
Locais para colocar o jardim vertical
A arquiteta esclarece que a utilização de plantas nesta estrutura é aconselhada para espaços pequenos e que tenham visibilidade na casa. “Como cada planta tem um tipo de necessidade com relação à luz solar e água, a divisão em vasos acaba facilitando os cuidados”, diz Marcy.
André e Felipe explicam que, para manter os vasinhos presos à parede, uma alternativa são as treliças, opções viáveis e práticas.
Outras dicas
“Para quem que gosta de cozinhar, ter uma mini horta em seu apartamento é uma boa dica. Recomendamos manjericão, manjericão roxo, sálvia, alecrim, hortelã e tomilho são plantas que resistem bastante. Plantas ornamentais como orquídeas e antúrios também são uma ótima opção”, ressaltam os arquitetos da Raduan Arquitetura.
Por Isabela Zamboni
- Próximo Artigo Vantagens da Locação de Imóveis Comerciais em Áreas Urbanas