1. Revestimentos
A maior parte dos acordos de locação proíbe alterações estruturais no imóvel. Sendo assim, os revestimentos merecem atenção especial, pois muitas vezes o piso ou os azulejos não atendem o gosto ou até mesmo às necessidades do inquilino. Uma boa saída é o piso vinílico de instalação por clique, que pode ser aplicado e removido sem quebra-quebra. Existem adesivos específicos para cobrir azulejos e ainda dar uma carinha mais alegre para o ambiente, com estampas geométricas e coloridas.
2. Pintura
Dependendo das alterações em relação ao original e o estado de conservação, o custo com massa e tinta para pintar o imóvel pode não valer a pena. O mesmo vale para os papéis de parede: ao removê-los, será preciso refazer a massa e a pintura da área. Se não houver alternativa, opte pelos modelos com cola à base de água, que são mais fáceis de tirar. O inquilino também pode personalizar uma parede do living ou até o teto com placas de PVC, de formas, texturas e relevos variados no mercado.
SAIBA MAIS: 3 dicas para terminar sua obra antes do prazo (apredial.com.br)
3. Móveis
Móveis planejados são mais indicados quando o imóvel é próprio, pois foram desenhados para atender as necessidades e medidas daquele ambiente. Opte por peças independentes e de medidas convencionais, que podem ser desmontados com facilidade e que permitam uma mudança tranquila de um apê para o outro.
4. Iluminação
Como não é possível rebaixar o forro de gesso ou mudar pontos elétricos, uma boa solução para iluminação é o trilho eletrificado, que necessita de apenas um ponto de energia e permite a instalação de vários spots direcionáveis. Para quem gosta de pendentes, no caso do eixo de energia não bater com o centro da mesa de jantar, por exemplo, uma saída é usar um desviador de cabo fixado no teto para instalar o pendente no local desejado. Outa sugestão é a arandela de parede que se alimenta com energia da tomada. Fica um fiozinho decorativo até à tomada e você pode levar mais luz em um canto do sofá, cabeceira da cama etc.
5. Tapete
Caso você não possa mudar o piso existente, o tapete é um ótimo aliado. Ele ajuda a setorizar os ambientes e cobre o revestimento indesejado com aconchego e personalidade.
6. Persianas e cortinas
Esses dois itens dão outro visual para as paredes de salas e quartos
7. Plantas
Acrescentar o verde e a natureza ajudam a renovar o astral do apê sem grandes custos, com vasinhos em estruturas horizontais e até verticais, para poupar espaço. Lembre-se que as espécies de plantas devem ser as adequadas para ambientes internos.
SAIBA MAIS: Móveis planejados são uma boa escolha? (apredial.com.br)
- Artigo Anterior Vantagens da Locação de Imóveis Comerciais em Áreas Urbanas