Menos é mais: não é segredo que o mundo do décor se apaixonou com o estilo minimalista e seus ambientes amplos, iluminados e cheios de design. Que tal se inspirar e começar aos poucos ou então mudar a casa toda neste começo de ano? Confira as dez dicas abaixo e adote o minimalismo:

1. Use a criatividade com o armazenamento

Não se prenda a definições: um acessório da cozinha pode, sim, ser usado em outro cômodo. A regra é buscar o que funciona melhor para o que você possui, maximizando o espaço de armazenamento.

2. Aposte em peças versáteis e multifuncionais

O minimalismo é focado no mínimo, mas um mínimo extremamente útil que tem mais de uma função. Uma mesa que inclui armário, um espelho com mancebo e assim por diante. Não esqueça de pensar de forma criativa!

3. Considere fazer algumas peças

Está difícil encontrar uma mesinha que caiba onde você quer e que ainda inclua uma prateleira? Ou então que tal um organizador que abriga chaves? Às vezes a melhor solução é procurar um projeto de faça você mesmo que vai suprir suas necessidades de um jeito mais completo.

4. Use o branco

A simplicidade e neutralidade do branco realça todos os detalhes do décor ao mesmo tempo em que faz os espaços parecerem mais amplos e melhor iluminados.

5. Adicione verde

Plantas e flores são essenciais em qualquer casa, mas é nas minimalistas em que o verde realmente se destaca.

6. Invista em peças bonitas

Você não precisa abrir mão do design para organizar a casa – aposte em objetos que você ame, que combinem com o décor e que te ajudem a manter os ambientes limpos e arrumados.

7. Organize!

Uma casa organizada é essencial quando o assunto é minimalismo. Se o ambiente estiver desorganizado ou cheio de coisas, o estilo acaba sufocado. Em todos os espaços, limpe as mesas, jogue fora e doe o que não precisa ou não usa mais e use acessórios que ajudem a manter a ordem. Arrume as gavetas, a mesa de centro e a bancada da cozinha. Não esqueça de fazer uma visita honesta ao armário de roupas e sapatos!

8. Crie uma decoração coesa com peças complementares

Não adianta: o décor tem que conversar e as peças precisam se complementar. Escolha pontos para adicionar e repetir cores e estampas, mas se certifique de que o resultado final seja unificado.

9. Use as paredes

Precisa de mais espaço do que tem disponível? Considere as paredes para expandir prateleiras e organizadores. As paredes, quando bem utilizadas, podem substituir uma entrada, servir de penteadeira e até mesmo armário.

10. Dê novas caras a itens antigos

Já pensou em usar aquela penteadeira antiga como bar? Ou então que tal modernizar uma herança de família usando uma tinta diferente?