7 passos para organizar seu home office
A Predial

Quem faz home office sabe que um dos maiores desafios de trabalhar no conforto do lar é referente à organização: tanto no trabalho quanto em casa e nos compromissos pessoais e profissionais, ter tudo à mão e conseguir organizar o ambiente é primordial para conseguir cumprir prazos e trabalhar com eficiência.

Quem tem a casa como escritório deve, primeiramente, separar um cômodo para trabalhar que não seja o quarto. Passar o dia todo no mesmo ambiente em que se dorme pode atrapalhar você na hora de pegar no sono e acaba tornando o seu dia a dia monótono. Por isso, a dica é sempre organizar um espaço na sala, em outro quarto ou na varanda, onde haja lugar suficiente para suas coisas.

Definido o lugar, chegou a hora de arrumar tudo. Algumas dicas são muito importantes para colocar tudo em seu devido lugar e ajudar você a melhorar a produtividade no seu ambiente de trabalho. No texto de hoje você vai conferir os passos para organizar seu home office e decorá-lo de acordo com as suas necessidades. Confira!

 

 

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1. Tenha em mente quais são suas necessidades

Antes de pensar em um projeto do seu home office, é preciso analisar qual é a sua necessidade. Por exemplo, se você trabalha com engenharia ou arquitetura, ter uma mesa maior faz toda a diferença no seu dia a dia. É muito comum ser atraído por bons preços e acabar levando da loja de móveis e objetos que acabam não sendo úteis no dia a dia para o que você realmente precisa.

Faça uma lista do que você necessita: pode ser um computador com uma tela grande, uma mesa do tamanho ideal para ficar confortável, estantes para os livros que você consulta regularmente, uma cadeira anatômica para que você possa passar o dia sem se cansar e o que mais for preciso para que você fique bem durante todo o expediente.

2. Use caixas organizadoras

Documentos, objetos de escritório que você não usa com tanta frequência e estoques de papel sulfite, grampos, cadernos e canetas podem ficar organizados se colocados separadamente em caixas. Hoje, no mercado, há uma grande variedade de modelos que, além de ajudar a manter tudo em seu devido lugar, ajuda a decorar o ambiente.

Separe as caixas para organizar tudo e não se esqueça de etiquetá-las para não ter que abrir uma por uma para encontrar o que precisa. Elas também podem ser de estampas e tamanhos variados para, além de armazenarem o que você precisa, deixarem a decoração cheia de charme.

3. Mantenha sua mesa em ordem com organizadores

É normal que sua mesa fique um pouco desorganizada durante o uso, mas é preciso conhecer o limite da falta de organização para que isso não comprometa sua produtividade, atrasando seu trabalho enquanto você procura por itens que deveriam estar sempre à mão.

Para deixar tudo mais fácil, utilize organizadores para as canetas, clips, papéis e tente colocar tudo em seu devido lugar logo depois que o expediente chegar ao fim.

4. Use gavetas

Deixe um espaço para colocar um móvel com duas ou três gavetas próximo à sua mesa de trabalho. Normalmente esse tipo de móvel cabe embaixo da escrivaninha e é um facilitador na hora de encontrar aquele documento que você precisa. Organize os papéis que você usa com mais frequência em pastas separadas por assuntos e coloque-as dentro das gavetas.

As divisórias de gavetas são acessórios que podem te ajudar ainda mais na decoração. São práticos e ajudam você a dividir o espaço da maneira que for conveniente. Eles são vendidos separadamente e estão disponíveis em diversos tamanhos, ideais para quem deseja guardar pequenos objetos, mas não quer que a gaveta se transforme em uma bagunça.

5. Use a criatividade para decorar

Fazer do espaço um lugar alegre e que incentive o dia de trabalho também é importante, já que você passará grande parte do seu tempo nessa área da casa. Invista em pequenos quadros espalhados pela parede em frente à sua mesa, um vaso de flores coloridas e porta-retratos com imagens de momentos felizes. Faça do escritório um ambiente em que você goste de estar: dessa forma, o trabalho fica mais leve e menos cansativo.

Para aliar decoração e funcionalidade, faça um mural onde você consiga colocar recados e as anotações mais importantes referentes ao seu dia. Pode ser uma placa da cortiça com alfinetes coloridos, uma placa de metal com ímãs e até um pedaço de MDF de cor diferente para colar seus post-its. O importante é deixar um espaço diferente e sempre à vista para que você possa conferir seus compromissos e checar informações.

6. Mantenha uma rotina de organização

Melhor do que deixar para arrumar tudo uma vez por mês e gastar um dia para colocar tudo em ordem, é criar o hábito de arrumar tudo logo depois que você acabar de trabalhar, diariamente. Dessa forma, você reforça a ideia de ter cada coisa em seu lugar, facilitando encontrar aquele caderno onde você anotou uma informação importante do cliente ou um documento.

Além disso, deixar tudo organizado todos os dias evita que você perca tempo arrumando e limpando tudo constantemente.

7. Tenha espaço

Com os cômodos cada vez menores, pode parecer difícil seguir essa dica. Porém, quem trabalha em casa sabe que é muito fácil acumular papéis, deixar documentos e contas da casa sobre a escrivaninha e acabar ficando com essa parte quase sem espaço para trabalhar com conforto.

A ideia é sempre fazer uma limpeza e jogar fora tudo o que você não precisa mais. A mesa deve ter sempre espaço suficiente para que você possa colocar suas anotações diárias, seu café e não ficar desconfortável tendo que tirar tudo na hora que precisa de um pouco de espaço. Deixar a mesa livre com tudo organizado é a melhor pedida para ter mais produtividade e aproveitar seu tempo ao máximo.

O home office é uma tendência cada dia mais latente no mundo moderno. Por isso, muitas pessoas já estão entrando para esse modelo de trabalho e pode parecer difícil deixar tudo em ordem em um primeiro momento. Mas com planejamento e a criação de uma rotina, fica fácil organizar o home office e manter a produtividade no conforto do lar.

E então, vamos começar a organizar o escritório em casa? Compartilhe esse post com seus amigos e ajude-os a manter o home office com tudo no lugar!

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