Escolha uma casa para viver: a primeira não é tão grande, tem luz natural e vasinhos de flor na janela, cheiro de comida caseira, algumas paredes coloridas, fotos de família e objetos garimpados em viagens. A segunda é bem maior. Tem poucos móveis, paredes invariavelmente brancas e muitos pontos de luz artificial. Se a sua escolha foi a primeira casa, saiba que você comprova a tese de que o mundo caminha para a busca da simplicidade.

Segundo o diretor-chefe de criação da Philips Design, Stefano Marzano, “a casa do futuro será mais parecida com a casa do passado – a dos nossos avós – do que com a do presente”. O designer Marcelo Rosenbaum concorda: “É preciso valorizar as coisas de família, porque são esses elementos que constroem o ser humano. Você pode ser moderno, clean, mas exibir uma estátua cafona que era da sua mãe. Isso é ser autêntico”. E é preciso valorizar as coisas do Brasil. Que o diga o arquiteto Sig Bergamin. “Não se deve ter preconceito contra peças artesanais: cestaria, cerâmica, bordados. Adoro o nosso país porque possibilita a mistura”, afirma ele.

Listamos 15 dicas de como trazer simplicidade para a sua casa e ter uma vida mais plena. Aproveite-as.

1 – Móveis vibrantes
Não dá mais para conviver sob o mesmo teto com o móvel de madeira escura herdado dos seus pais? Ótima desculpa para pintá-lo. Peças antigas, como o sofáLuís 15 original da decoradora Neza Cesar, ficam maravilhosas com cores vibrantes. A peça da foto, onde dorme o boxer Sathya, foi transformada pelo escritório de estilo de Neza. Ganhou tecido adamascado turquesa,da Larmod, e pintura automotiva no mesmo tom. A dica da decoradora para encorajar os iniciantes é “começar pelas peças menores”. A escolha da cor pode partir dos gostos pessoais. “Olhe para o seu guarda-roupa e veja qual cor mais se repete. Sinal de que você gosta dela”,diz. Tela de Isabelle Tuchband.

2 – Frutíferas para um jardim “de interior”
Se você precisa eleger duas ou três plantas para a sua casa, aposte em frutíferas. “Elas aludem à infância, ao quintal da casa de interior, e atraem pássaros”, diz apaisagista Paula Galbi. As espécies mais indicadas e com porte mais elegante são a jabuticabeira, a laranjeira-kinkan, aromãzeira e a pitangueira. Plante espécies a partir de 1,60 m de altura. Em vasos, o diâmetro mínimo para acomodá-las é de 50 cm.

3 – Fios ocultos
Se a fiação não foi embutida e programada no projeto de instalações da casa, uma reforma limpa é suficiente para ocultá-la. Lance mão de painéis de madeira e de gesso ou faça furos atrás dos móveis para esconder os fios. A limpeza visual do home theater ou do escritório é essencial para aumentar o aconchego do ambiente.

4 – Música, sempre
Para “mudar a freqüência”, desligando-se dos problemas, nada melhor do que ouvir música. Em casa, isso ajuda a deixar o mundo externo lá fora e a colocar o ouvinte em contato com o aconchego do lar. Independentemente do estilo musical, ligar o som logo que se abre a porta de entrada é garantia de prazer. É uma atitude trivial que pode tornar mais amena a hora da faxina, do contato com as crianças, dos afazeres culinários…

5 – Brinquedos no lugar
No quarto das crianças, a arrumação dos brinquedos é tarefa delas. “Crianças a partir de 4 anos podem realizar essa atividade com consciência. Após a brincadeira, estabeleça a rotina de guardar os brinquedos, mesmo que a criança execute-a incorretamente. A idéia é que se torne um hábito”, diz Laura Bortolai, da Help Home. Caixas de vime com tampa, baús e sacos coloridos servem para armazená-los. Tudo deve ser ensinado desde cedo: jogar a roupa usada no cesto de roupas sujas, pôr no lixo aquele quebra-cabeça em que faltam peças e doar os brinquedos fora de uso. Brinquedos da Trenzinho.

6 – Cafezinho em segundos
Nada como despertar com o cheirinho de um café fresco. Se bate uma preguiça de pensar em prepará-lo, é sinal da falta de uma cafeteira potente. Onde fica a simplicidade? Na economia de tempo para você e sua família. Não é à toa que a indústria de tecnologia voltou-se para a criação de equipamentos com múltiplas funções. Cafeteiras como esta, da marca Bugatti (aqui, numa cozinha Linah), gastam menos de um minuto na preparação do café, o tempo que você leva para se espreguiçar. E quer coisa mais simples – e mais gostosa – do que acompanhar o café com bolinhos de chuva?

7 – Flores do quintal
Faça arranjos com as plantas que você tem no jardim de casa ou que podem estar no quintal do vizinho. Basta cortar um galho florido da base da planta e colocá-lo no vaso. Um ramo de primavera em flor  muda o astral da casa. Quem gosta de perfumá-la nem precisa de incensos ou velas. Basta escolher espécies cheirosas. O manacá-da-serra, a dama-da-noite e o jasmim-estrela são boas opções.
8 – Cheiros triviais pela casa
Imagine chegar em casa e, logo na garagem, ser recebido pelo jasmim-brilhante, uma trepadeira de perfume suave. Aí você entra no quarto e, junto à janela, florescem e exalam perfume as rosas, bem ao alcance das mãos, para o corte. A paisagista Sylvia Ribeiro da Luz, da Topiária Paisagismo, incentiva o plantio de espécies perfumadas pelos quatro cantos da casa e assegura: “Não há como enjoar dos aromas porque as plantas os lançam em períodos diferentes do dia”. Na ausência das plantas, use essências. “ Alfazema, jasmim, laranja, limão, melancia, cravo e canela são cheiros de empatia instantânea ao brasileiro”, afirma Alfredo Del Vigna, perfumista da Aromaty Essências e Fragrâncias. Receita: misture três partes de essência, cinco partes de álcool de cereais e duas de água e borrife no ambiente.

 

9 – Tudo num lugar só
A falta de paredes – ou de cômodos – para setorizar a casa não é um problema. O escritório, a sala de TV, a cozinha e a sala de jantar podem habitar o mesmo espaço, como neste projeto da decoradora Neza Cesar. Livre-se dos excessos de cada ambiente e tenha apenas o indispensável. Se a visão da cozinha não pode ser parcialmente escondida por um balcão, inclua um biombo (foto). E o dilema de ter ou não a TV na sala está resolvido. “Pode, sim. Os aparelhos agora têm menos profundidade, com isso ocupam menos espaço. E a TV de plasma e o telão são recursos de entretenimento”, diz o arquiteto Gustavo Viana.

10 – Louça desemparelhada
Você vai receber um grupo de 18 pessoas em casa e se dá conta de que seus jogos de jantar são para 12. Hora de misturar a louça. Mescle pratos, copos e talheres sem regras – e com bom humor. Vale cor com transparência, flores com listras… E vá além: dê novos usos aos utensílios. “Use o copo de vodca para servir o caldo frio, a taça de champanhe bojuda para o sorvete, o hashi como espetinho e os bowls para a salada”, diz a chef Andrea Kaufmann, da AK Delicatessen. Canecas estampadas da artista Calu Fontes.
11 – Casa flexível – como você
Nada é eterno, inclusive a decoração. Mudar os móveis ou quadros de lugar ou trocar o estilo dos móveis é uma forma eficiente de atualizar a casa. As mudanças pessoais desencadeiam a necessidade de alterações físicas. Por que manter aquela parede preta na sala se hoje vive-se uma fase cor-de-rosa? Se os filhos saíram de casa, se você perdeu muito peso ou se está à procura de um novo amor, aproveite para mudar o humor do ambiente doméstico.

12 – Toque pessoal
Mestre ou não em bricolagem, é possível dar um toque pessoal à casa com peças feitas por você. A colcha de crochê oufuxico, o porta-retrato de conchinhas e as fotos de viagens ampliadas criam a história do seu lar. O arquiteto Sig Bergamin sempre procura adquirir peças de duplo uso.“Vou ao supermercado e compro o vidro de azeite que vai ficar bonito como a base de um abajur.Faço o mesmo com o vinho. Os mais baratos, de garrafa azul, ficam lindos com flor no parapeito da janela.”
13 – Prazer no banho
Mais do que ter o poder de revigorar o corpo e o espírito, a hora do banho é propícia para turbinar a idéia de uma casa gostosa. Imagine uma pilha de toalhasgigantes e felpudas, bem sequinhas e macias, à espera do uso, do lado de fora do boxe. Ou, dentro de uma cumbuca, uma pilha de sabonetes coloridos, com perfumes diversos; ou, ainda, um banhode ervas para o enxágüe final. Texturas, cores e aromas no ambiente doméstico deixam a vida mais prazerosa.

14 – Comidinha simples é muito chique
O segredo para receber com informalidadee sofisticação, segundo a chef Andrea Kaufmann, da AK Delicatessen, é estar seguro do que será servido. “Escolha receitas facéis, de pratos triviais, e sofistique na apresentação. Uma boa massa pode ser incrementada com muito manjericão fresco ou com amêndoas cortadas em lascas.O frango comprado pronto, se servido com um cuscuz marroquino, que é simples de fazer e barato, será bem recebido”, diz Andrea. Na foto, panela Le Creuset da Pepper.

15 – Vasos improvisados
As garrafas de vinho e de água podem virarvasos para flores. Reúna modelos com formato ou rótulo atraente e monte um arranjo de mesa. Uma flor em cada gargalo é suficiente, mas não há regras: podem-se usar várias flores.